CULINÁRIA

Roupa velha

Este prato aparece em várias culturas e deriva do espírito criativo dos povos que aproveitam sobras de alimentos, juntando-os todos numa só panela.

Por Sônia Machiavelli | 05/09/2020 | Tempo de leitura: 3 min
da Redação

Ingredientes
(Para 4 pessoas)

800 g de carne seca dessalgada

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola grande

4 dentes de alho

100g de bacon

1/2 pimentão vermelho

1/2 pimentão amarelo

 2 tomates maduros

Pimenta-do-reino

Pimenta dedo - de- moça

Para o arroz

4 xícaras (chá) de arroz cozido e temperado

2 gemas cozidas

2 colheres (sopa) de salsinha

1/2  colher (sopa) de manteiga ou margarina

 

Os caribenhos o chamam de “ropa vieja” e  reclamam a autoria do prato, esquecidos talvez de que foram os espanhóis das Canárias que o introduziram nas ilhas que colonizaram. Por outro lado os portugueses contestam os espanhóis, já que reunir  sobras da ceia natalina numa mesma panela é tradição lusitana mais velha que a Sé de Braga. Na verdade, o prato é bem democrático, não pertence ao menu de um povo e sim a todos que consideram a importância de não descartar sobras. Não  diz por acaso o ditado popular que“no aproveitar é  que está o ganhar?”Pois então, pensam assim também os argentinos e os cubanos. Aliás, em Cuba, o prato já se tornou icônico. É interessante como a receita varia  de ingredientes segundo as culturas,  mantendo  o seu espírito e o visual de uma roupa velha, amarfanhada, colorida pelo remendo de outros tecidos, mas macia ao tato e por isso confortável, gostosa  de usar.  Roupa velha não é prato de festa.

Em nosso país é mais conhecido no sul. Mas no sertão nordestino ele também aparece.  Só vale carne seca? Não. O prato pode ser feito com sobras de carneiro, cabrito, frango e bacalhau. Para acompanhar, cada país oferece sua iguaria. Tacones, aquela banana verde frita em rodelas espalmadas,em Cuba. Ovos cozidos e pimentões na Espanha. Grão de bico na Argentina. Entre nós, o  arroz- de preferência sobra  do dia anterior.

A receita da foto é preparada com carne seca. Se não tiver sobra, compre um pacote de 800 gramas , porque  depois de desidratada e cozida ela perde muito do peso. Lave em água corrente e deixe de molho dentro da geladeira por uma noite. No dia seguinte, escorra a água e corte em cubos de 7 cm. Coloque na panela de pressão, cubra com água, leve para cozinhar por 40 minutos, contados a partir do assovio da válvula. Desligue ao fim desse tempo e deixe amornar. Retire  gordura e nervos. Desfie e reserve. Descasque o alho, amasse e corte miúdo. Corte as cebolas em plumas; os pimentões  em tiras; os tomates em gomos; o bacon em pedacinhos. Coloque o azeite numa frigideira ou panela larga. Refoque alho e cebola até que esta fique transparente. Agregue o bacon e os pimentões. Mexa e mantenha em fogo baixo até que estejam  ambos macios. Acrescente os tomates e espere que amoleçam. Junte a carne seca desfiada. Mexa com um garfo por alguns minutos, para integrar os temperos. Prove o sal, que não entra na lista de ingredientes porque a carne seca já tem bastante. Se gostar, use pimenta-do-reino ou dedo-de-moça sem sementes cortada em rodelas. Salpique coentro ou salsa picadinha. Passe ao arroz, que deve estar cozido. Coloque a   manteiga numa panela, deixe derreter  e junte o arroz, mexendo com garfo. Abra um espaço  no meio e coloque ali duas gemas duras  passadas pelo  lado fino de um ralo.  Junte também a salsinha. Faça movimentos circulares para agregar as gemas e a salsinha ao arroz. Está pronto. Você pode enformar o arroz individualmente, como mostra a foto. Ou servir à parte.

 

Passo a passo

  1. Dessalgue a carne, corte em cubos, leve para cozinhar na pressão por 40 minutos
  2. Quando morna, retire gordura e nervos e desfie a carne finamente
  3. Refogue no óleo os dentes de alho e as fatias de cebola até que fiquem transparentes
  4. Acrescente o bacon e os pimentões e deixe amaciar
  5. Junte os tomates, a carne seca e mexa; arremate com salsinha ou coentro picadinhos
  6. Prepare a sobra de arroz com gemas e salsinha para acompanhar a roupa velha.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.