RECEITA

Delícia de abacaxi

O duo abacaxi e ameixas secas redunda numa sobremesa fresca que reúne texturas diferentes e sabores contrastantes

29/08/2020 | Tempo de leitura: 2 min

Ingredientes

Compota
1 abacaxi maduro
1 xícara de açúcar
2 cravos-da-índia.

Creme

300 gramas de ameixas secas sem caroços
1 xícara (chá) de água
3/4 de xícara (chá) de açúcar
1 caixinha de creme de leite

 

Abacaxi e ananás são a mesma fruta? Sim, ambas pertencem a uma espécie que, acreditem, faz parte da família das bromélias. Então, por que dois nomes?  O primeiro é tupi, do início do séc. XVI, significa “fruto cheiroso”; já o segundo pertence a um registro guarani mais antigo e é sinônimo de “fruta gostosa”. Mas “piña”, no espanhol, que levará ao “pineapple” inglês? Este termo nasceu de uma confusão dos marinheiros de Cristóvão Colombo. Ao chegarem à Ilha de Guadalupe, foram recebidos pelos nativos com pedaços da fruta e acharam ser ela um tipo de pinha, por conta do seu desenho. O abacaxi fez o maior sucesso na Europa, e inspirou não só cozinheiros mas também pintores que o levaram para suas naturezas mortas.

Cheirosa e gostosa é hoje uma das frutas mais apreciadas no mundo. O Brasil é grande produtor, consumidor e exportador. Na cozinha, ela faz a festa dos chefs. Pode virar coquetel (o famoso piña colada), suco, saladas, acompanhamento de carnes e incríveis sobremesas. Como essa que mostramos na foto. Combinação de doce de abacaxi e creme de ameixas secas é fácil e rápida no preparo.  Servida em taça fica mais chique. Mas pode-se usar um pirex grande para facilitar o trabalho.

Descasque o abacaxi, retire o miolo, corte a polpa em cubos pequenos e coloque numa panela média. Junte o açúcar e os cravinhos. Mexa bem e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, baixe a chama e misture só de vez em quando, até que todo o líquido tenha quase secado. Retire os cravos e reserve. Em outra panela, coloque ameixas, água, açúcar. Mexa e leve ao fogo médio até que estejam macias. Assim que a mistura esfriar, despeje no copo do liquidificador e bata para obter uma pasta. Reúna então o creme de leite e volte a bater apenas para misturar. Reserve.

Monte a sobremesa. O processo é o mesmo quer você escolha pirex, quer opte por taças. Forre com a compota de abacaxi. Em seguida espalhe o creme de ameixas. Leve à geladeira por três horas, no mínimo. Na hora de servir, decore com pedacinho de abacaxi, toque de chantilly, folhinhas de hortelã. Ou confira seu toque pessoal.

Passo a passo

  1. Leve ao fogo o abacaxi com açúcar e os cravos; quando secar, reserve
  2. Cozinhe a ameixa com água e açúcar até amaciar; espere esfriar
  3. Bata a ameixa e sua calda no liquidificador para obter uma pasta
  4. Junte o creme de leite à mistura e volte a bater para homogeneizar
  5. Monte a sobremesa: compota de abacaxi no fundo, creme de ameixas por cima; decore a gosto depois de bem gelado.

 

 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.