RECEITA

Yakisoba

Prato único. Vegetais diversos, carne de frango, caldo de legumes, macarrão e molho de soja tornam a receita oriental um prato rico e nutritivo, combinação de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais.

18/07/2020 | Tempo de leitura: 3 min

 Ingredientes

 

250   gramas de filé de frango em tiras médias

1/2 colher (sopa) de sal

1 pitada de pimenta-do-reino

1 colher (sopa) de óleo de gergelim (ou azeite)

3 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

3 colheres (sopa) de saquê (ou aguardente)

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de óleo

1 cenoura média em tiras finas de 5 cm

1 xícara (chá) de pimentão vermelho em tiras finas

1 cebola em pétalas (cortada ao meio e na vertical)

1 xícara (chá) de acelga (ou repolho) em pedaços largos

1 xícara (chá) de buquês de brócolis ninja aferventados

1 xícara (chá) de buquês  de couve-flor aferventados

½  colher (sopa) de açúcar mascavo

½ litro de caldo de legumes

250 gramas de macarrão para Yakisoba cozido
 

Durante o afastamento social a que nos obrigou a epidemia que grassa no mundo, os serviços de delivery que contemplam a alimentação foram muito utilizados pela população e mais ainda nas metrópoles. Na capital paulista desenvolveu-se pesquisa para avaliar quais  itens  foram os mais pedidos até o final de junho. Entre os primeiros e mais populares estava o yakisoba, que cresceu de forma surpreendente nas últimas duas décadas no gosto dos brasileiros.

À capital dos paulistas  ele  chegou há muito tempo, via Suzano, cidade que dista aproximadamente 50 km de São Paulo e contou com a participação de imigrantes japoneses no crescimento de sua economia. Mas a história começa antes, fora de São Paulo, em Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul.  Foi ali que se instalou em 1908 uma das primeiras colônias japonesas do Brasil.  Na sua rica mochila cultural os imigrantes traziam a receita do prato. Que, aliás, nem é japonês de berço, pois nasceu na China, fruto das necessidades básicas de uma nação gigantesca, onde alimentar-se sempre foi desafiador.    

Prato de preparo rápido e nutritivo, de ampla  aceitação em todas as classes sociais, o yakisoba chegou ao Japão  quando este  país abriu seus portos  aos chineses. De pleno agrado, espalhou-se  pelas ilhas, onde as hortaliças que entram em seu preparo eram encontradas facilmente. Mas até hoje, enquanto o chinês usa molho de soja, o shoyu,  para temperar os legumes e carnes, os  japoneses  fazem opção  pelo  molho  de ostras.  No Brasil, perpetuou-se o uso do shoyu, de preço acessível e facilmente encontrado nos supermercados.

Os vegetais de um yakisoba clássico são praticamente os mesmos. Mas a carne varia. Pode ser frango, vaca ou meio a meio. O da foto leva frango. O macarrão é do tipo lámen, também conhecido por miojo; mas nos supermercados encontram-se pacotes  de massa apropriada para o preparo. Na ausência deles use talharim.

Em uma tigela acrescente o frango, o sal, a pimenta-do-reino, o óleo de gergelim(ou azeite), 1 colher (sopa) do molho de soja, 1 colher (sopa) do saquê (ou aguardente) e polvilhe 1 colher (chá) do amido de milho. Misture bem, cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 30 minutos. Em uma panela wok ou frigideira grande aqueça meia colher (sopa) de óleo e frite bem as tiras de frango. Retire e reserve. Na mesma frigideira/wok aqueça o restante do óleo e refogue rapidamente a cenoura, o pimentão, a cebola e a acelga. Adicione o brócolis, a couve-flor, o frango reservado e junte o restante do molho de soja e do saquê. Junte o açúcar e o amido de milho restante dissolvidos no caldo de legumes. Misture e deixe ferver até encorpar o caldo. Coloque o macarrão previamente cozido (segundo o tempo estabelecido pelo fabricante) e escorrido.  Envolva-o no molho e sirva a seguir. Com hashi  ou talheres ocidentais.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.