TÍPICA

Broa de milho

A broa de milho dos norte-americanos do Sul, chamada cornbread, leva poucos ingredientes e seu consumo é grande no café da manhã

16/02/2020 | Tempo de leitura: 4 min

A broa de milho dos norte-americanos do Sul, chamada cornbread, leva poucos ingredientes e seu consumo é grande no café da manhã  e para acompanhar pratos que tenham molho
A broa de milho dos norte-americanos do Sul, chamada cornbread, leva poucos ingredientes e seu consumo é grande no café da manhã e para acompanhar pratos que tenham molho
"Meu nome é Coffey, feito Coffee (Café), chef”
John  Coffey,  personagem  de Stephen King

 
porção: 10
dificuldade: fácil
preço: econômico
 
 
Ingredientes
 
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 1 xícara(chá)  de fubá
 ¼ de xícara (chá) de  açúcar
 1 colher  (sopa) de mel 
 1/2 xícara (chá) de manteiga derretida
 1 xícara (chá)de buttermilk
 ½ colher (chá) de bicabornato de sódio
 1 colher (chá) de fermento químico
 1 colher (chá) de sal
 2 ovos 
 
 
 
Algumas vezes sou indagada por leitores desta página sobre como escolho as receitas testadas em minha cozinha e aqui publicadas. Respondo que não tenho parâmetros, e tudo flui ao sabor de estímulos internos e externos, como outros textos que escrevo além de culinária. Então pode acontecer de ao ler um livro ou ver um filme que desejo comentar no caderno Nossas Letras, ser inspirada por situação ou personagem que me levam direto à cozinha e a essa Comer Bem. Nosso mundo interno é bem curioso.
 
Assim, a receita dessa broa de fubá que os americanos chamam de cornbread e é típica do Sul do país, herança dos tempos de escravidão, quando os negros tinham poucos ingredientes com que se virar, nasceu de um livro que li e depois vi transposto ao cinema: À espera de um milagre. 
 
O romance brotou na imaginação sempre extraordinária e perturbadora de Stephen King. O diretor Frank Durabont o levou para a tela. A trama mistura mistério e terror, é ambientada nos anos 30, em plena Depressão americana, num cenário de desespero. 
 
Tanto no livro como na tela a história é contada em primeira pessoa por Paul Edgecombe (Tom Hanks), idoso que vive em um asilo. Paul resgata memórias e narra suas experiências a uma amiga lembrando seu tempo de chefe dos guardas no corredor da morte da penitenciária de Cold Mountain durante a Grande Depressão. Os guardas do Bloco E acompanhavam os últimos dias dos condenados, assassinos cruéis e perigosos. Mas nada do que aconteceu durante seu trabalho de anos na penitenciária se comparou ao seu encontro com o estranho e misterioso John Coffey, que chegou ao corredor em 1932 ao ser condenado pelo assassinato de duas meninas, as gêmeas Detterick. 
 
Aos poucos, desenvolve-se entre Edgecombe e Coffey uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, milagroso. O policial se debate em um conflito moral entre o cumprimento do dever e a consciência de que o prisioneiro que deverá morrer pelas suas mãos pode não ser o culpado de um crime hediondo.
 
Onde entra a broa de milho nesta história? Ela entra duas vezes. Na primeira, a mulher de Edgecombe envia a Coffey uns pedaços de broa embrulhados em rústico pano de prato, como agradecimento por algo de muito importante que o prisioneiro fez pela saúde de seu marido. Na segunda, e este momento é difícil de ler e de assistir, quando, na véspera de sua morte na cadeira elétrica, o condenado (“Meu nome é Coffey, feito Coffee ,Café”)  pede para que em sua última refeição seja incluída a tal broa de milho. 
 
Então, depois de uma enxurrada de emoções, resolvi procurar a receita de que já tinha ouvido falar. O cornbread é apreciado no café da manhã, mas também para acompanhar pratos que tenham algum molho. Ele é muito fácil de preparar e fica parecido ao nosso bolo de fubá, embora seja bem menos doce. O ideal é assar a  massa numa frigideira de ferro bem aquecida, como eles fazem. A massa, ao ser despejada, fará um barulhinho de fritura e então será levada ao forno por uns vinte minutos. Como a única frigideira de ferro de minha cozinha tem cabo de plástico, não tive coragem de usar. Então fiz na assadeira pequena (20cmx25) mesmo. 
 
Na relação dos ingredientes pode ser que buttermilk cause estranheza. É normal, pois não encontramos nos nossos supermercados. Mas é bem fácil improvisar: basta juntar uma colher de sobremesa de vinagre branco ao leite e esperar durante vinte minutos. Feito isso, reúna os outros ingredientes e comece. Ligue o forno, coloque dentro a frigideira de ferro batido ou a assadeira pequena e deixe esquentar bem. Enquanto isso, reúna numa tigela farinha, fubá, açúcar, fermento, bicarbonato de sódio e sal. Faça uma cova no centro e despeje o buttermilk, o mel e os ovos inteiros. Misture para tornar a massa homogênea. Então será a vez de agregar a manteiga derretida mas deixada com antecedência em temperatura ambiente. Misture de novo para integrar bem. Retire a frigideira ou assadeira do forno com cuidado. Despeje a massa- pode ser que você até ouça um chiado. Devolva ao forno e deixe assar por 20-25 minutos. Assim que dourar, faça o teste do palito. Espete e se ele sair limpo, a broa está assada. Retire e deixe esfriar por dez minutos, antes de servir. Com café passado na hora é tudo de bom. 
 
PASSO A PASSO 
 
1 - Reúna os ingredientes: farinha, fubá, açúcar, sal, mel, ovos, manteiga derretida, fermento, bicarbonato, buttermilk
 
2 - Misture numa tigela todos os ingredientes secos
 
3 - Em seguida junte os líquidos e misture até homogeneizar
 
4 - Despeje a manteiga derretida, em temperatura ambiente, e mexa
 
5 - Coloque na forma quente e volte ao forno até dourar

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.