APIMENTADO

Abacate à Meghan

Um patê de abacate, muito parecido com o mexicano guacamole, foi uma das receitas escolhidas por Meghan Markle...

19/01/2020 | Tempo de leitura: 4 min

Um patê de abacate, muito parecido com o mexicano guacamole, foi uma das receitas escolhidas por Meghan Markle,  para compor um livro de culinária lançado em 2017 no Palácio de Kensington
Um patê de abacate, muito parecido com o mexicano guacamole, foi uma das receitas escolhidas por Meghan Markle, para compor um livro de culinária lançado em 2017 no Palácio de Kensington
Se não queres engordar, come e bebe devagar”
Ditado português
 
 
INGREDIENTES
 1 abacate grande ou quatro pequenos avocados.
 2 pimentas  dedo-de-moça vermelhas
 2 tomates  médios maduros 
 2 colheres de coentro (ou salsa) picado
 ½ limão Taiti bem suculento
 Sal a gosto
 1 fio de azeite
 10 fatias de pão preto
 
porção: 10
dificuldade: fácil
preço: econômico
 
 
 
Na quarta-feira, 8, em seu perfil no Instagram, o príncipe Harry e sua mulher Meghan deixaram a Inglaterra e o resto do mundo surpresos ao anunciar que se dividirão entre Reino Unido e América do Norte em 2020. A mensagem veio depois de especulações da imprensa britânica de que o casal abdicaria de seus títulos reais e se mudaria definitivamente para o Canadá por estar sendo negligenciado pela família real. No comunicado ambos disseram que pretendem buscar independência  financeira, renunciando às funções de “membros seniores” da família real britânica. 
 
A decisão, garantiram, foi tomada após meses de reflexão. Na prática, os dois abrirão mão do protocolo real, ou seja, de acompanhar a rainha Elizabeth II em eventos oficiais. Numa análise mais profunda, The Economist afirmou em artigo que “ao deixar de integrar a ‘realeza’, ao mesmo tempo em que declaram ‘valorizar a liberdade de obter uma renda profissional’, o duque e a duquesa desencadeiam o espírito do capitalismo no centro da monarquia.”
 
Há muita especulação sobre os motivos verdadeiros que levaram o casal a esta decisão. Num artigo escrito pela escritora negra Afua Hirsch, e publicado no The New York Times, ela diz que o racismo está por trás da decisão da ex- atriz norte-americana: “Na rígida sociedade de classes da Grã-Bretanha, ainda há uma profunda correlação entre privilégio e cor. As relativamente poucas pessoas negras - e menos ainda, se você contar apenas as que têm herança africana - que alcançam sucesso e prosperidade na Grã-Bretanha costumam frequentemente ouvir que devem ser “gratas” ou sair do país se não gostam dele.” Afua cita vários casos que revelam desprezo de alguns setores, inclusive tabloides ingleses,  pela linda e talentosa Meghan. Desde a charge que a colocou de mãos dadas com um macaquinho, numa alusão ao filho recém-nascido, à má vontade da crítica com um livro de culinária que ela publicou em 2017- Together: Our Community Cookbook , em português, Juntos: Nosso Livro de Cozinha, muitas receitas são de sobreviventes de um incêndio em Londres, na Torre Grenfell , onde 72 pessoas perderam a vida e 70 ficaram feridas. A maioria das vítimas, imigrantes. Na ocasião, grávida de Archie, Meghan Markle levou sua mãe, Doria Ragland, e seu marido, o príncipe Harry, para o lançamento da obra beneficente. 
 
O evento aconteceu no Palácio de Kensington e a duquesa ajudou a preparar alguns dos pratos que constam do livro que ela publicou em parceira, sendo responsável pelo prefácio. Nele fala de diversidade e acolhimento. Seu desejo de ajudar a comunidade de mulheres atingidas pelo incêndio, através de sua paixão pela culinária, não surpreendeu , pois antes de se casar com o príncipe Harry, ela tinha um blog chamado The Tig, onde frequentemente compartilhava receitas. 
 
Da noite para o dia, o livro disparou para o lugar mais cobiçado da lista de Mais Vendidos da Amazon. Mas revistas e jornais foram cruéis  na crítica às receitas de Meghan, especialmente uma muito parecida ao guacamole mexicano, um prato que ela apreciava na sua infância numa pequena cidade da Califórnia. E é essa que trazemos para a página, adaptada ao nosso gosto. Meghan usa pasta de pimentão verde em lugar da latina pimenta dedo-de-moça, e acrescenta creme de leite azedo onde colocamos limão. É uma boa opção para esses dias tórridos quando ansiamos por comidas leves e frescas. Acompanha de forma excelente peixe frito ou pães do tipo pita. Mas se você quiser sofisticar e produzir uma entrada superfina, espalhe a pasta sobre pão preto e coloque em cima um camarão grelhado e temperado só com sal. No México, onde é iguaria típica, costumam consumir este patê com tacos. Fácil de preparar, só exige que o abacate esteja maduro e firme, sem manchas escuras. 
 
Corte a fruta ao meio. Retire o caroço. Com uma colher extraia toda a polpa e coloque-a numa tigela funda. Esmague grosseiramente e deixe alguns pedaços pequenos. Lave, corte ao meio, retire as sementes de duas pimentas dedo-de-moça, pique-as bem miudinho. Pique também o coentro e reserve. Parta os tomates ao meio, retire as sementes, corte em cubos pequenos.  
 
Também em cubos, corte a cebola, de preferência roxa. Agregue a pimenta, o coentro (se não gostar, substitua por salsa), os tomates e a cebola ao abacate. Misture. Salgue a gosto. Esprema em cima meio limão Taiti. Volte a misturar. Regue com um fiozinho de azeite e sirva. 
 
Para obter um efeito bonito, corte com a boca de um copo ou taça rodelas de pão preto e distribua  ao lado do patê.
 
PASSO A PASSO
 
1 - Reúna os ingredientes: abacate, tomate, cebola, pimenta, limão, coentro
 
2 - Use cortador ou boca de copo para formatar o pão integral em rodelas
 
3 - Retire o caroço do abacate e com colher a polpa, esmagando-a  grosseiramente
 
4 - Junte tomate, cebola, pimenta, coentro, salgue, misture bem
 
5 - Regue com suco de limão, corra um fio de azeite e sirva

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.