MODERNA

Sobremesa Tricolor

A ideia de finalizar a refeição com um doce surge com o século XIX e a proposta de servir os pratos numa ordem cronológica

08/12/2019 | Tempo de leitura: 4 min

A ideia de finalizar a refeição com um doce surge com o século XIX e a proposta de servir os pratos numa ordem cronológica colocando  a sobremesa como encerramento agradou aos chefs e comensais
A ideia de finalizar a refeição com um doce surge com o século XIX e a proposta de servir os pratos numa ordem cronológica colocando a sobremesa como encerramento agradou aos chefs e comensais
"Palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”

Provérbios 16.24
 
 
 
porção: 10
dificuldade: fácil
preço: econômico
 
 
INGREDIENTES 
Massa
 2 latas de leite condensado 
 2 latas de creme de leite
 2 xícaras (chá) de coco ralado
 2 caixinhas de morangos
 200 g de chocolate ao leite
 
 
 
Na gastronomia existem muitas dúvidas, porque como em toda criação humana nesta também as certezas são apenas sinal de arrogância. Mas quando se trata de saber o ranking da sobremesa no cardápio, ninguém tropeça na resposta e até uma criança pequena dirá que ela é servida no final da refeição, seja esta jantar ou almoço. Mas nem sempre foi assim. 
 
Nos banquetes da Idade Média, a mesa era posta com carnes, sopas, pães, queijos, frutas, castanhas, bolos, mel - tudo ao mesmo tempo, no prenúncio do que seria chamado no século XX de self-service. Não havia diferenciação entre categorias de pratos e tudo era comido ao mesmo tempo, do jeito que cada um quisesse. Um dos motivos para a fartura de pratos tinha a ver com a vontade de ostentar do anfitrião. Muita comida, muita riqueza, imaginava-se. 
 
Já na Renascença, a italiana Catarina de Médicis, da nobre corte florentina, foi a responsável por transformar e refinar os modos à mesa. Ela era quase menina quando em 1533 saiu de Florença para se casar com o futuro rei francês Henrique II. Levou como parte de seu dote muitos livros de receitas e seus próprios cozinheiros. Foi a partir dela que a nobreza francesa passou a aceitar mulheres nos banquetes, a comer com garfos e a saborear a sobremesa apenas no final da refeição. Antes, o festival de comidas era só para homens, comia-se com as mãos ou colheres comunitárias, os doces eram misturados com os salgados. 
 
Com o século XIX  chega a ideia de apresentar os pratos numa certa ordem cronológica - entradas, saladas, assados e acompanhamentos, doces. A novidade foi recebida com entusiasmo pelos cozinheiros que passaram a montar cardápios finalizando-os com o doce. Esse esquema facilitava a vida dos chefs, que então dispunham de uma ordem estabelecida para servir suas iguarias. A novidade foi aceita de bom grado também pelos comensais, que passaram a aproveitar os pratos antes que a comida esfriasse. No francês, sobremesa é dessert. No inglês também. Na língua espanhola se diz postres. 
 
Em nossa língua, a palavra decorre da reunião de dois termos - sobre e mesa.  Neste caso o advérbio sobre tem o sentido de após, depois, aquilo que sucede; e mesa significa a refeição principal. Uma sobremesa pode ser uma fruta qualquer, mas também uma guloseima. Costuma ser preparada com açúcar ou mel. Vários pratos elaborados de diferentes maneiras são considerados sobremesa, variando de acordo com a culinária, os usos e costumes de cada região. No Brasil são bem tradicionais no quotidiano o doce de leite, a goiabada, as compotas- sempre acompanhadas de queijo tipo Minas ou requeijão. O pudim de leite condensado é unanimidade. O manjar branco com calda de ameixas pretas idem. Da herança portuguesa vieram os doces onde os ovos protagonizam a cena, como o quindim. Entretanto, no dia a dia, podem entrar frutas frescas ou em salada adoçadas com açúcar e enriquecidas com creme de leite- a chamada macedônia, aliás internacional. Bolos com recheios úmidos e tortas cremosas são também muito apreciadas. Sorvetes constituem uma opção infalível. Enfim, o número de sobremesas é tão vasto que vale um capítulo à parte. 
 
A que hoje ilustra a página é bem fácil de preparar e fica incrivelmente gostosa, numa prova de evidente de que o bom nem sempre exige horas à beira do fogão. Confira a lista de ingredientes- todos econômicos e facilmente encontrados em qualquer supermercado. 
 
Numa panela média misture o leite condensado com o coco ralado e leve ao fogo baixo até engrossar. Desligue acrescente uma lata de creme de leite e mexa bem, para integrar os ingredientes. Lave os morangos, retire os cabinhos, parta-os ao meio no sentido vertical e reserve oito para a decoração. Assim que o creme de coco amornar, coloque uma porção em cada taça, e afunde nele algumas metades de morango. Derreta a barra de chocolate em banho-maria ou mesmo no microondas. Neste segundo caso, cuidado para não queimar o chocolate. A cada trinta segundos desligue o forno, mexa e se for preciso ligue por mais trinta. Quando estiver totalmente derretido, retire do forno e junte o conteúdo da outra lata de creme de leite, mexendo bem para homogeneizar. Derrame aos poucos porções do creme de chocolate sobre o creme branco. Decore com os morangos inteiros e leve à geladeira. É uma sugestão de sobremesa para sua ceia de Natal. Você pode servir em taças, como mostra a foto do Dirceu Garcia. Ou usar uma saladeira grande de vidro branco e transparente para facilitar, no caso de ter muitos convidados. 

PASSO A PASSO
 
1 - Leve ao fogo baixo o leite condensado junto com o coco ralado e mexa até engossar
 
2 - Desligue, retire da chama, junte o creme de leite e mexa até incorporar e amornar
 
3 - Distribua camadas de creme por oito taças de vidro e afunde metades de morango
 
4 - Derreta o chocolate, misture o creme de leite, derrame sobre o creme branco
 
5 - Decore com morangos inteiros e leve à geladeira por três horas no mínimo 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.