PRATICIDADE

Batatas recheadas

Assadas no micro-ondas, as batatas ficam macias e podem ser servidas com recheios diversos: na receita desta foto, entram cogumelos...

11/08/2019 | Tempo de leitura: 4 min

 Assadas no micro-ondas, as batatas ficam macias e podem ser servidas com recheios diversos: na receita desta foto, entram cogumelos, requeijão e bacon
Assadas no micro-ondas, as batatas ficam macias e podem ser servidas com recheios diversos: na receita desta foto, entram cogumelos, requeijão e bacon
Vinho e amigo, o mais antigo
Provérbio português
 
 
porção: 1
dificuldade: fácil
preço: econômico
 
Ingredientes
 
 1 batata grande
 1/4 de xícara (chá) de cogumelos shitake frescos
 2 colheres (sopa) de requeijão
 1 colher (sopa) de bacon frito
 2 ramos de salsinha
 1 colher (chá) de azeite 
 1 colher (chá) de manteiga
 1 colher (sopa) de queijo ralado
 sal 
 pimenta-do-reino moída na hora 
 
 
Como outras invenções importantes, o forno de micro-ondas surgiu por acaso, nos EUA.  Logo após o término da Segunda Guerra, o engenheiro eletrônico Percy Spencer trabalhava em uma empresa fabricando magnetrons para aparelhos de radar. Um dia colocou uma barra de chocolate no bolso da calça. Ao perceber, minutos depois,  que a barra  havia derretido, fez uma conexão.  Ele sabia que micro-ondas  geravam calor; assim supôs que as ondas tinham escapado do tubo e atingido o pedaço de chocolate. Para confirmar sua tese, comprou milho de pipoca e colocou o pacote na frente do tubo. Em poucos segundos as pipocas estavam estourando. Em seguida colocou ovo cru dentro de  um pote com um buraco e deixou o mesmo voltado para o tubo. O ovo explodiu e Spencer concluiu que ele cozinhara de dentro para fora e estourara a casca em razão da pressão. Pensou então que poderia fazer o mesmo com outros alimentos e tratou de obter o máximo de proveito das tais ondas, que pertencem ao mesmo grupo das de rádio e da própria luz (em tamanho menor),e não ao da radiação nuclear, como erroneamente se ouve falar em nossos dias. 
 
Até o final dos anos 60, a utilização de fornos de micro-ondas ainda era restrita a empresas fabricantes de refeições prontas ou semi-prontas. Em meados dos anos 70, chegavam às lojas e casas norte-americanas os primeiros modelos domésticos. Eram ainda um pouco grandes e desajeitados, repetindo a história dos freezers, duas décadas antes. Mas foram melhorando com o passar dos anos e diante da demanda dos consumidores que pediam modificações mais práticas. Nos anos 80 eles aportavam no Brasil já em formato pequeno e modelos de múltiplas funções, tais e quais conhecemos atualmente.
 
 Eles são capazes de fazer em minutos coisas que demoraríamos horas em fogões e fornos tradicionais. Como as batatas assadas que você vê na foto e são um prodígio de praticidade e gostosura. Bastam alguns minutos e a sua criatividade para inventar recheios: o prato pode ser único e servir como refeição completa, com carboidratos, proteínas e vitaminas. Varie usando sobras como  carne moída à bolonhesa,  queijos, cebolas caramelizadas, atum e sardinha (de lata), tomates confitados  e até estrogonofe, numa reconstrução inteligente do prato que tanto agrada às crianças. 
 
Use uma  escovinha apropriada para limpar legumes e lave bem a casca da batata sob água corrente. Com um garfo ou espetinho de madeira  fure toda a superfície. Assim você vai evitar que ela  rache ao assar.
 
Enrole bem a batata em folha de papel toalha e leve para rodar no micro-ondas, em potência alta, por 7 minutos. Ao fim deste tempo, verifique se está macia. Caso ainda não esteja, deixe rodar mais um  minuto. É necessário que fique bem cozida. 
 
Enquanto a batata está no forno, prepare os outros ingredientes: com um pano úmido, limpe os cogumelos e corte cada um em fatias finas. Lave, seque e pique fino a salsinha. Se gostar, substitua por coentro. 
 
Leve uma frigideira pequena ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de manteiga e ½ de azeite. Junte os cogumelos. Refogue por cerca de dois  minutos, até que murchem, e então tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Desligue o fogo e reserve.
 
Transfira a batata para uma tábua. Com cuidado para não se queimar, firme-a com um garfo. Faça um corte ao longo do comprimento e aperte delicadamente as pontas da batata; assim fica mais fácil de trabalhar. Com uma colher pequena, retire porções do interior para formar uma cova. Amasse  essas porções com garfo, junte os cogumelos reservados. Prove o sal e a pimenta; agregue  a salsinha picada. 
 
Regue a cavidade que se formou com um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal. Recheie com a mistura de shitake e, em seguida, cubra com o requeijão. Por fim, distribua os cubinhos de bacon fritos no micro-ondas. Leve ao forno por mais um minuto.
 
(Para fritar o bacon, corte cubinhos pequenos, coloque-os num pedaço de papel toalha e leve ao micro-ondas por dois minutos, potência máxima. Verifique se estão bem fritos, dourados e secos. Caso contrário, deixe girar mais meio minuto).
 
Coloque a batata recheada no meio de duas folhas de alface lisa. Ao servir, deixe ao lado azeite, sal e limão para a verdura.
 
 
PASSO A PASSO
 
1 - Lave a batata, fure com garfo ou palito, enrole em papel toalha e leve ao micro-oondas por 5-6 minutos, potência alta
 
2 - Quando estiver macia, retire do forno com cuidado, faça um corte vertical, retire um pouco da polpa
 
3 - Pincele o interior com azeite, salpique sal, preencha com o recheio de shitake
 
4 - Cubra com o requeijão e os cubinhos de bacon fritos no micro-ondas com antecedência
 
5 - Coloque numa travessa e leve ao forno por 1 minuto;  sirva em seguida com folhas verdes

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.