Vai uma empadinha aí?

No rol de aperitivos, há muitas coisas boas na cozinha brasileira. Uma delas, sem dúvida, é a empadinha de queijo.

21/10/2018 | Tempo de leitura: 4 min

Ingredientes
 
Massa podre
 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
 3 colheres (sopa) cheias de manteiga
 3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
 3 colheres (sopa) rasas de parmesão ralado fino
 3 gemas
 1 pitada de sal
 
Recheio
 6 ovos
 1 xícara (chá) de leite
 1 xícara (chá) de parmesão ralado grosso
 1 xícara (chá) de queijo-do-reino ralado grosso
 3 colheres (sopa) cheias de requeijão cremoso
 
 
No rol de aperitivos, há muitas coisas boas na cozinha brasileira. Uma delas, sem dúvida, é a empadinha de queijo. Ou melhor, de queijos, como esta da foto, com recheio de parmesão, queijo-do-reino e requeijão. Para receber nota dez, tem de ficar  sequinha, com gosto peculiar, aroma marcante quando no forno, o que faz a boca salivar. Nossa receita é a de uma empadinha diferente da maioria das  que se experimentam por aí.  Sua base é a massa podre, aquela que esfarinha na boca e deixa como pistas farelos no prato. 
 
Dizem os entendidos em gastronomia que a empadinha é criação brasileira, surgida a partir dos empadões portugueses, também conhecidos como pastelões, grandes tortas salgadas recheadas com frango, camarão, palmito. Mas  há quem defenda que o nome derivou mesmo foi de empanadas, pastel assado  que é símbolo do que conhecemos como salgado, muito consumido nos países da América de língua espanhola. Fico mais com a origem portuguesa, pois já li que as empadinhas  foram nomeadas primeiro como “empadas de caixa”, devido ao desenho que lembrava caixinhas da época.
 
Petisco, pitéu, antepasto, aperitivo, quitute, seja lá o nome que receba em cada região de nosso país de dimensões continentais,  a empadinha é uma iguaria encontrável em bares, padarias, lanchonetes, festas de crianças, numa grande variedade de sabores, alguns inusitados. Tem gosto de infância, de família, de horas felizes. Consumida com uma salada caprichada vira refeição completa. E assim como há milhares de pastelarias Brasil afora,  está crescendo entre nós o número de empadarias. Surge portanto mais um neologismo a enriquecer nossa língua.
 
Dos queijos que compõem o recheio da empadinha que o leitor vê nesta página, há  que se falar deste a que chamam “do reino”, pois os outros são muito conhecidos entre nós- o parmesão e o requeijão cremoso.  O queijo-do-reino nada mais é que o Edam holandês. Tem capa vermelha, textura macia e cor amarela intensa. Foi introduzido no Brasil pelo mestre queijeiro Alberto Boeke, que encontrou na região da Serra da Mantiqueira lugar propício para a produção desse produto trazido pelos portugueses aqui chegados com a Corte de Dom João VI. Por isso a expressão “do reino”, corriqueira para produtos oriundos de Portugal, ainda quando tivessem origem em outros países europeus. Até hoje os métodos continuam intocáveis nas diversas queijarias que o produzem na região do começo das Vertentes com a Zona da Mata, Sul de  Minas Gerais. Também se mantém o tradicional costume da embalagem em latas de folhas de flandres, embora nos últimos tempos seja encontrado fracionado no varejo. Este queijo  confere um sabor diferenciado às empadinhas. Mas se você quiser substituí-lo pelo mineiro meia cura, poderá fazê-lo. 
 
A massa se faz colocando farinha, manteiga, azeite (ou óleo) e gemas numa tigela. Em seguida use os dedos para misturar tudo até que os ingredientes se transformem numa farofa úmida. Se for necessário, junte mais manteiga. Ela estará no ponto quando no momento em que juntando um punhado de farofa na mão e soltando-a na tigela, não restar nenhum pedacinho grudado. Unte as forminhas de empada com manteiga e coloque dentro uma colher da farofa úmida. Com o dedo faça pressão no fundo e nas laterais para forrar toda a superfície. Coloque as forminhas na assadeira e reserve. Ligue o forno na temperatura alta. 
 
Passe ao recheio. Quebre os ovos (um a um, numa xícara, para não correr o risco de misturar um estragado aos demais e perder tudo) e coloque-os numa tigela. Bata bem com garfo ou batedor de arame. Rale os dois pedaços de queijo. Coloque os ovos batidos no liquidificador, o leite, os queijos ralados e o requeijão cremoso. Bata por três minutos. Prove, se precisar acerte o sal- vai depender do quanto o parmesão já terá salgado a mistura. Usando uma pequena concha recheie as empadinhas. Reduza a temperatrua para média e leve a assadeira ao forno. Retire-as quando começarem a dourar, o que leva em média meia hora. Para desenformar, espere amornar. Elas se soltam facilmente. Esta é uma receita que pertence a um antigo livro manuscrito, ainda do tempo digital.
 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.