Lentilhas com costelinha

A história das lentilhas caminha com os avanços da civilização. Quando a agricultura começou a se desenvolver de forma mais rápida,

07/10/2018 | Tempo de leitura: 4 min

Ingredientes:
 500 gramas  de lentilha
 4 cubinhos de caldo de bacon
 1 cebola média picadinha
 ½ quilo de costelinha de porco
 4 colheres  (sopa) de óleo
 ½ xícara (chá) de vinho branco seco
 3 cenouras pequenas
 3 tomates médios bem  maduros
 
A história das lentilhas caminha com os avanços da civilização. Quando a agricultura começou a se desenvolver de forma mais rápida, elas logo passaram a povoar os campos do Oriente Médio, pois há registro sobre plantios nos lugares hoje conhecidos como Iraque e Síria por volta de 6.000 anos a.C. Dali devem ter migrado para  Hungria, Suíça, Alemanha e França, já que documentos culinários muito antigos as incluem como ingrediente de receitas dessas diversas culturas. O grão era também apreciado no Egito dos faraós, onde o aproveitavam geralmente em sopas. E os assírios o conheciam como planta ornamental: arqueólogos descobriram no século passado que era cultivado nos famosos jardins suspensos da Babilônia, no século VIII aC. Na Grécia antiga, as lentilhas eram conhecidas como alimento dos pobres. Por volta do séc. V aC, numa sátira de dramaturgo da época, um novo rico dizia que não gostava mais de lentilhas.
 
Como a ameaça de fome sempre foi pesadelo para os homens, o fácil cultivo da  leguminosa de bom sabor e grande quantidade de proteínas logo se espalhou pelo Leste. Povos da Índia e da África do Norte foram alguns dos que passaram a  utilizá-la  como base da sua alimentação. Já no século XVI, a lentilha é introduzida na América, mas apenas com o fim da Primeira Guerra Mundial passa a ser cultivada nos Estados Unidos e Canadá. Aliás, o Canadá é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de lentilha hoje.  Contrariando a história grega, atualmente passou a simbolizar riqueza (e por isso é sempre lembrada nas festas de Réveillon). 
 
A lentilha oferece inúmeras possibilidades de preparo. No Brasil, é usual utilizá-la com carnes e embutidos. Compõe bem com o arroz, arrematada com cebola caramelizada, à moda árabe. É ingrediente de sopa perfumada cujo preparo não mudou desde que a Bíblia passou a divulgar a história de Esaú e Jacó, os gêmeos de Rebecca e Isaac  que mudaram o rumo de suas vidas por conta de um ensopado de lentilhas. E por isso ainda hoje ouvimos de gente indignada: “Não me vendo por um prato de lentilhas!”.  
 
Nos últimos tempos, os programas de culinária, ao trazer a público a cozinha de outros países,  colaboraram para divulgar pratos à base de lentilhas. Com isso ficamos sabendo que há outros tipos da dita cuja, e não apenas essa comum nos supermercados, de cor verde azeitonada. Nas mercearias de artigos importados, encontramos as vermelhas, amarelas e rajadas. Mas ao fim e ao cabo do cozimento ficam todas da mesma cor castanha. Então, vamos nas que temos à mão!  Todas são ricas em proteína, só perdendo no ranking para a soja. Ou seja, são poderosas.
 
Apesar do parentesco com o feijão e de ser também armazenada depois de seca, cozinha muito mais rápido, não sendo necessário o uso da panela de pressão. Mas porque é dura e seca, precisa ser bem reidratada para ficar gostosa. Deixar de molho ajuda nesse processo e, o que é importante, retira delas o ácido fítico, um composto cuja presença no organismo  impede a absorção de substâncias importantes ao corpo. Também colabora para a maciez o cozimento lento na água. Mas cuidado! Não podem cozinhar tanto que percam a forma bonita e virem purê. Assim, ao usar panela normal, de vez em quando destampe e experimente. O ponto certo é al dente. 
 
Quer experimentar? Faça assim. Deixe as lentilhas de molho na noite anterior. Depois, na hora do preparo, escorra e coloque numa panela grande, pois elas crescem um pouco. Cubra com a água fervente (4 xícaras de chá)onde foram dissolvidos os dois cubos de caldo de bacon. Deixe cozinhar em fogo médio. Em geral elas ficam prontas em meia hora. Vá retirando algumas com a colher até  sentir que estão macias mas inteiras. Desligue a chama e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, espere murchar e ficar transparente. Junte os pedaços de costelinha e deixe dourar. Regue com o vinho, junte os tomates (sem pele e sem sementes) cortados em quatro, as cenouras rapadas e cortadas em rodelas. Dissolva os dois tabletes restantes de caldo de bacon em duas xícaras (chá) de água fervente e  junte às costelinhas. Cozinhe em fogo baixo até a carne ficar macia. Reúna a lentilha reservada à carne e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva quente, polvilhada com salsa e tomilho.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.