Pera ao vinho tinto

Dentre as frutas, a pera não ocupa um dos primeiros lugares no ranking das mais consumidas pelos brasileiros,

02/09/2018 | Tempo de leitura: 4 min

INGREDIENTES:
 4 peras
 2 xícaras (chá) de vinho tinto
 1 xícara (chá) de água
 4 colheres (sobremesa) de açúcar
 4 unidades de anis estrelado
 4 bolas de sorvete
 
Dentre as frutas, a pera não ocupa um dos primeiros lugares no ranking das mais consumidas pelos brasileiros, que preferem banana, laranja, mamão, manga, abacaxi (disputando o quinto posto com a melancia). As seis estão na lista das mais vendidas, o que significa opção de consumo. E de mercado.
 
A banana não é preferência apenas nacional, diga-se de passagem; é a segunda fruta mais apreciada no mundo, provavelmente porque, como diz o produtor Eduardo Brandão, “além de gostosa, já vem embalada pela natureza, é prática de ser carregada, fácil de ser consumida e, ainda, considerada perfeita para saciar a fome fora de hora”. É fato.
 
Ficou curioso para saber qual é a fruta que ocupa o primeiro lugar no gosto dos humanos? Pois saiba que é o tomate! Isso mesmo, embora a gente quase nunca pense nele como o fruto que realmente é. Mas assim o classificam os botânicos e enquanto no mundo atualmente são comercializados 44 milhões de toneladas  de bananas ao ano, no que se refere ao tomate elas alcançam a cifra dos sessenta milhões. Cultivados pelos Astecas e Incas, do México ele foi levado pelos colonizadores à Europa por volta de 1556 e dali se espalhou pelo mundo. Não deve haver civilizado que desconheça um tomate. A maçã, terceira na lista mundial, por aqui fica no sexto lugar;  e a pera, no sétimo. Fruto da pereira, guarda na raiz o nome oriundo do baixo latim em mais de uma dúzia de línguas.
 
Há duas mil espécies de peras, umas mais apropriadas ao consumo in natura; outras destinadas à fabricação de um destilado famoso, o “poire”; e as que são perfeitas para doces como marmeladas, geleias e compotas. Os franceses, que dominam a arte da culinária, têm um grande número de delícias onde a pera reina nobremente, quer na doçaria, quer na confeitaria, quer também em pratos salgados. Há pra todo gosto, pois eles cultivam pelo menos uma centena das duas mil espécies existentes na natureza.
 
Esta sobremesa que hoje ilustra a página pertence à família das compotas, pois é cozida em calda de açúcar. Não uma calda qualquer, registre-se, e sim aquela derivada de uma mistura de açúcar,  água e vinho. Tem também o acréscimo do anis estrelado, especiaria de desenho bonito que possui aroma singular e delicado e confere com seu formato um jeito gourmet aos pratos onde entra. Oriundo da China e do Vietnam, era difícil de ser encontrado até alguns anos atrás, custava caro como tudo que é raro, e só era achado em casas especializadas. Hoje, não: nas gôndolas de supermercado onde você  vir pacotinhos de cravo e canela, vai encontrar também o anis estrelado. Quanto ao vinho, não se pede que se abra uma garrafa de bom tinto para preparar a iguaria, a não ser que seja uma ocasião muito especial. Mas quando sobrar um pouquinho na garrafa que você consumiu numa refeição, guarde-o para usá-lo nesta sobremesa que vale à pena.
 
Escolha frutas firmes e com seu cabinho intacto. As chamadas “portuguesas” são ótimas para tal preparo. Usando um descascador, ou na falta deste uma faquinha usada para legumes,  descasque as peras mantendo os cabos. Salpique gotas de limão na superfície delas para que não escureçam enquanto você prepara a calda. Em panela média, coloque o vinho, a água e o açúcar. Leve ao fogo baixo, mexa para dissolver o açúcar, junte o anis. Ferva durante cinco minutos. Desligue, acomode as peras descascadas com seus cabinhos, ligue novamente a chama. Deixe cozinhar por vinte minutos. Espete um palito para ver se estão macias, e em caso positivo, desligue e mantenha-as na panela até que ganhem temperatura ambiente. Retire, transfira tudo para uma tigela e deixe na geladeira até a hora de servir. Elas podem ser levadas à mesa em cumbucas individuais, com um pouco dessa calda deliciosa e um raminho de hortelã para acenar frescor. Ou em um prato ao qual se podem juntar duas bolas de sorvete de creme ou de baunilha, mais o anis do lado, só para decorar, como se pode ver na foto. Quem aprecia sobremesas menos açucaradas, onde prevaleça o sabor da fruta, vai adorar!

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.