Grelhado de legumes

Nas três casas onde morei na infância minha mãe plantou pés de funcho. Servia para fazer chá destinado a curar tudo.

25/02/2018 | Tempo de leitura: 3 min

 4 bulbos de funcho
 2 cebolas brancas grandes
 4 tomates grandes e maduros
 16 cenouras baby
 2 abobrinhas tipo italiano
 1 xícara (chá) de azeitonas pretas grandes
 3 colheres (sopa) bem cheias de azeite
 2 colheres (chá) de orégano
 
Molho
 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
 3 colheres (sopa) de azeite
 2 colheres (chá)  de mostrada tipo Dijon
 1 dente de alho grande amassado
 
Nas três casas onde morei na infância minha mãe plantou pés de funcho. Servia para fazer chá destinado a curar tudo. E, quando havia sementinhas, colocar no bolo de fubá. 
 
Não exatamente bonito na sua totalidade, sob o meu ponto de vista estético, o funcho atraía meus olhos de criança por conta do detalhe de suas folhas que não me pareciam exatamente folhas, e sim filamentos. Encantava-me a junção deles, formando buquês verdes de grande delicadeza. 
 
Depois descobri seus outros nomes- erva-doce e anis. Bem mais tarde, aprendi como o chamavam em francês- fenouil; em inglês, fennel; e deduzi que o efe, o mesmo de funcho, era herança do nome do gênero, Foeniculum vulgare. Mas só na última década comecei a perceber sua crescente presença nos supermercados, varejões e feiras-livres de nossa cidade. Ao encontrá-lo com certa frequência nas receitas dos vegetarianos, comecei a usá-lo. E aí apreendi na prática a razão de ser distinguido por chefs de renome, especialmente na França. 
 
De gosto levemente adocicado, dele tudo se aproveita. O bulbo branquinho, semelhante a uma cebola, assim como os talos, pode ser temperado e grelhado, servindo como acompanhamento para carnes. As folhas são excelentes temperos para marinadas. As sementes entram não só no bolo citado como em broas e outras quitandas à base de fubá. Substitui perfeitamente o salsão, acrescentando uma nota sutil aos pratos em que entra. Combina com carne de porco e cordeiro; também com peixes. 
 
De preço acessível, pode ser guardado em geladeira por até uma semana e possui propriedades digestivas, além de conter vitaminas do complexo B, potássio e ferro. Se nunca usou, comece a fazê-lo. Só tem a lucrar. 
 
Uma boa receita onde ele se destaca é essa cuja foto ilustra a página. É uma opção de entrada, e então você pode colocar ao lado uma cestinha com fatias de pão italiano. Serve como acompanhamento de carnes ou peixes, reunindo-se às proteínas, completando o que se espera das qualidades nutritivas de uma refeição saudável. E se você está a fim de um jantarzinho leve, é um prato perfeito. Podem ser empregados outros vegetais além dos que indicamos. Mas o funcho não pode faltar. É ele que confere personalidade a esta receita. Os legumes são limpos, cortados e levados ao forno. Enquanto assam, você prepara o molho, à base de mostarda Dijon, uma das delícias da mesa de todos os tempos e lugares. Depois serve-se em temperatura ambiente, acompanhado de um bom tinto. 
 
Detalhando. Comece forrando uma assadeira com papel-manteiga. Reserve. Corte em tiras os bulbos de funcho. As cebolas, em oito meias-luas. Em quatro os tomates, na vertical, com suas cascas e sementes. Mantenha as cenourinhas inteiras. As abobrinhas devem ser apenas raspadas de leve e passadas no mandolim; se não possuir este utilitário use uma faca e corte em lâminas, no sentido do comprimento. Reserve as tiras de abobrinha. Sobre o papel-manteiga, distribua os legumes cortados, lado a lado. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Coloque para cozinhar no vapor as tiras de abobrinha levemente salgadas. Numa panelinha aqueça o azeite, em fogo bem baixo. Adicione o orégano e quando sentir o aroma se desprendendo desligue. Regue os legumes da assadeira com este azeite perfumado. Leve ao forno, 180 graus, por meia hora, cuidando para que não fiquem ressecados. Assim que a abobrinha estiver amolecida, retire do vapor; ela precisa ficar crocante, mas só será adicionada aos legumes fora do forno e pouco a
ntes de servir. Enquanto os legumes assam, prepare o molho. Numa tigelinha bata o vinagre, o azeite, o dente de alho esmagado e uma pitada de sal. Quando os legumes estiverem prontos, desligue o forno, junte as tiras de abobrinha, algumas azeitonas pretas e regue com o molho. Sirva numa travessa ou monte pratos individuais. 

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.