SANTA EDWIGES

Escola municipal de Bauru registra o terceiro furto em 13 dias

Por Priscila Medeiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Itens da merenda foram levados
Itens da merenda foram levados

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Chaparro Costa, localizada no Parque Santa Edwirges, vem sendo alvo de furtos sucessivos. Em 13 dias, desde o dia 23 de dezembro, foram registradas três ocorrências distintas. A última, nesta segunda-feira (5), quando funcionários encontraram novamente a unidade invadida.

Desta vez, os criminosos levaram itens essenciais da merenda escolar. Fugiram com itens como liquidificador industrial, panela de pressão, escorredor de louça, frigideira, diversas panelas, cinco assadeiras e um caldeirão. Também foram levados 11 litros de óleo, oito quilos de leite em pó, azeite, alho e suco utilizados na alimentação dos alunos.

Abalada com a sequência de crimes, a diretora da escola relatou a sensação de insegurança e abandono. “A prefeitura não tomou nenhuma atitude, não colocou vigia. Dá vontade de chorar quando a gente chega à escola. Infelizmente, estamos esperando quando vai ser o próximo furto”, desabafou.

Segundo a direção, embora a escola já tenha registrado furtos pontuais no passado, esta é a primeira vez que os crimes ocorrem de forma recorrente. A unidade não conta com sistema de alarme e, recentemente, deixou de ter vigilância durante os fins de semana e no período noturno, o que aumentou a vulnerabilidade do prédio, explica.

Temendo novas perdas, os funcionários chegaram a organizar um mutirão para proteger o que restou. Professores retiraram televisões e outros materiais que ficavam expostos, armazenando-os em locais considerados mais seguros.

A pouco mais de um mês do retorno das aulas, previsto para 5 de fevereiro, os prejuízos causados pelos furtos ainda não foram reparados. Portas de salas, pias, chuveiros, fiação elétrica, vidros, materiais didáticos, além de ventiladores e televisões, seguem danificados.

Em nota, a Prefeitura Municipal informou que a equipe de manutenção da Secretaria da Educação está agindo rapidamente para o reparo dos danos na escola municipal e a pasta estuda a colocação de mais grades na escola como forma de coibir o vandalismo. O município está investindo para melhorar a segurança das escolas, inclusive com o apoio da Polícia Militar (PM), e destaca que a população pode denunciar atos suspeitos de furto ou vandalismo em prédios públicos no telefone 190, da Polícia Militar.

Comentários

Comentários