A megaoperação das forças de segurança do Rio de Janeiro mobilizou 2,5 mil agentes nesta madrugada de terça-feira (28) para cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. Parte dos procurados, ao menos 30, é oriunda do Pará. As informações são do G1 e da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ).
Leia mais: Bope encontra área de lazer do crime organizado em operação no Complexo do Alemão
A Operação Contenção, iniciada em 2024, tenta conter o avanço da facção por territórios do estado. O confronto foi intenso desde as primeiras horas da manhã: traficantes reagiram a tiros e ergueram barricadas em chamas.
Confronto e feridos
Até o fim da manhã, dois suspeitos, ambos da Bahia, morreram em troca de tiros com os agentes. Um morador de rua foi baleado nas costas por bala perdida e levado ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
Helicópteros, blindados e equipes médicas do Grupamento de Salvamento e Resgate atuam no apoio à operação.
Impactos nas comunidades
Devido aos confrontos, a Secretaria Municipal de Saúde informou que cinco unidades de Atenção Primária não abriram nesta manhã e avaliam o momento de retomar o atendimento. Uma clínica da família iniciou o expediente, mas suspendeu visitas domiciliares por segurança.
Investigação
A ação é resultado de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Ministério Público do Rio (MPRJ). A operação envolve policiais civis e militares, além de agentes de inteligência e do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro para desarticular núcleos logísticos e financeiros do CV em favelas estratégicas da capital e da Baixada Fluminense.
1/ SEGURANÇA: O Governo do Estado do Rio deflagra, nesta terça (28/10), a "Operação Contenção". A ação conjunta das forças de segurança estaduais mobiliza 2.500 policiais civis e militares nos Complexos do #Alemão e da #Penha
— Governo do RJ (@GovRJ) October 28, 2025