EM CARTAZ

“Mauricio de Sousa – O Filme” estreia com ator de Bauru no elenco

Por Cássia Peres | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Com carreira em ascensão, Matheus Martins leva o nome de Bauru para o cenário nacional
Com carreira em ascensão, Matheus Martins leva o nome de Bauru para o cenário nacional

Em cartaz na cidade a partir desta quinta-feira (23), “Mauricio de Sousa: O Filme” estreia com o ator de Bauru Matheus Martins no elenco. O filme, que mostra o início da paixão do desenhista pelos quadrinhos, sua relação com o pai, a mãe, as irmãs e a avó Dita, uma figura formativa em sua vida, pode ser assistido no Cinépolis, do Boulevard Bauru, e Cine Multiplex Araújo, no Bauru Shopping.

O longa retrata a ida de Mauricio à capital para seguir o sonho de ganhar a vida com os desenhos e as dificuldades no meio do caminho. Além de integrar o elenco de “Maurício de Sousa: O Filme”, o roteirista e produtor bauruense Matheus Martins também participou de “Paulo, O Apóstolo” (Record, 2025) e “Nosso Lar 2” (2024), de Wagner de Assis.

Matheus iniciou sua trajetória no Teatro Municipal ‘Celina Lourdes Alves Neves’, em peças dirigidas por Elio Andreotti. Em 2019, mudou-se para o Rio de Janeiro para seguir carreira artística e vem se destacando na televisão, no cinema e no teatro nacional.

Ele também atuou no premiado curta “Bela LX-404” (2024), com Léa Garcia, qualificado para o Oscar 2026. Com uma carreira em ascensão, Matheus Martins leva o nome de Bauru para o cenário nacional, consolidando-se como um dos novos talentos da atuação brasileira.

Por aqui

Por aqui

Um pedacinho da história de Mauricio de Sousa foi em Bauru, onde morou por aproximadamente dois anos, de 1960 a 1962. Inclusive, a filha do desenhista Mônica Sousa, que viria a se tornar a personagem gordinha e dentuça dos quadrinhos mais famosa do Brasil, nasceu na cidade.

Quando a Mônica da vida real completou três anos, a personagem surgiu, com características bem parecidas com as da Mônica Sousa, que se vestia de vermelho e carregava um coelhinho na mão.

Depois, Mauricio precisou voltar para Mogi das Cruzes, onde ele viveu parte de sua infância, para vender suas primeiras tirinhas. Foi lá também que o roteirista teria dado vida à Mônica dos quadrinhos.

E há mais personagens das historietas do Mauricio copiados de gente de verdade que têm ligação com Bauru - Titi, o menininho de camisa listrada que aparece nos quadrinhos do Bidu, e Franjinha são baseados em dois sobrinhos do Mauricio, que são de Bauru. Tem também o Pelezinho, baseado no astro do futebol Pelé e que também foi morador de Bauru.

Em 2013, o JC/JCNET entrevistou a Mônica Sousa, hoje diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções (MSP). Na época, a figura prototípica contou que não se lembrava da cidade por ter se mudado ainda criança, mas afirmou guardar carinho e curiosidade em passar por Bauru novamente.

Comentários

Comentários