ESPAÇOS PÚBLICOS

Furtos de equipamentos públicos preocupam moradores em Bauru

Por Priscila Medeiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian/JC
Criminosos quebram os postes metálicos, de cerca de 4 metros de altura, na base, para roubar os fios de cobre
Criminosos quebram os postes metálicos, de cerca de 4 metros de altura, na base, para roubar os fios de cobre

A cidade de Bauru enfrentou mais um fim de semana marcado pela insegurança em áreas públicas. Dois locais utilizados frequentemente pela população foram alvos de furto entre sábado (18) e domingo (19), em diferentes regiões da cidade, causando indignação entre moradores e usuários dos espaços.

Na zona sul da cidade, o Stop Bike, ponto de apoio a ciclistas localizado na estrada municipal José Sandrin, em frente ao Centro de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, teve suas três torneiras furtadas. O equipamento, que oferece água e suporte para calibragem de pneus, é muito utilizado nos fins de semana por ciclistas da região. Estima-se que entre mil e mil e quinhentas pessoas frequentem o local aos sábados e domingos, especialmente para se hidratar durante os treinos e passeios.

Já na região da Vila Ipiranga, do outro lado da cidade, a situação é ainda mais crítica. O bosque ao lado do Condomínio Quinta Ranieri Gold, entre a rua Ricardo Pezzan e a avenida Caio Marcio Ranieri Colombo — nas proximidades de uma escola de ensino infantil — tem sido alvo constante de furtos de fiação elétrica.

Segundo relatos de moradores em redes sociais, os criminosos quebram os postes metálicos, de cerca de 4 metros de altura, na base, para roubar os fios de cobre. O cenário é alarmante: 80% da iluminação do bosque já está apagada e diversos postes foram completamente derrubados.

Diante da repercussão, a Prefeitura de Bauru foi questionada sobre providências, mas, em nota enviada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, informou que os locais não estão sob responsabilidade direta do município. Segundo a nota, as áreas são fruto de “contrapartida de empresas”, o que, na prática, limita a atuação direta da gestão pública nesses pontos.

Enquanto isso, moradores e frequentadores dos locais seguem convivendo com os prejuízos causados pelos furtos e a sensação crescente de abandono. O vereador Marcelo Afonso irá chamar uma audiência pública para discutir a onda de furtos na cidade. O assunto também já foi tratado em outras audiências públicas pelo vereador Bira.

Torneiras furtadas no Stop Bike
Torneiras furtadas no Stop Bike

Comentários

Comentários