Crise hídrica
A sessão desta segunda-feira (13) da Câmara Municipal de Bauru não teve nenhum projeto de maior relevância na pauta. A polêmica ficou para o microfone da tribuna onde os vereadores fazem seus pronunciamentos. Grande parte deles, de situação e de oposição, se posicionou sobre a crise hídrica, não poupando críticas ao DAE e ao governo. ‘Falta de planejamento’ foi uma das expressões mais ouvidas.
Caso Claudia
A notícia mais lida em Bauru na sexta-feira e no final de semana foi a condenação do ex-presidente da Apae Roberto Franceschetti Filho a 22 anos e 6 meses de prisão pela morte de Claudia Lobo. O vereador Arnaldinho Ribeiro (Avante) fez referência a esse rumoroso caso durante seu pronunciamento na tribuna.
Outro lado
Arnaldo disse que a chuva trouxe bons sentimentos. E emendou: “Na sexta, tivemos sentimentos de justiça com o julgamento, mas não podemos nos esquecer que ainda teremos outro julgamento, este sobre a corrupção na entidade”, disse, ressaltando, a seguir, a importância da Apae para a assistência social em Bauru.
Transparência
E reafirmou o objetivo da lei de sua autoria que obriga as entidades a prestar contas a cada 4 meses quanto ao uso dos recursos públicos. “Nesse sentido, nosso projeto de transparência nas contas das entidades sociais nos dá a certeza de ter feito o correto. Embora algumas pessoas ainda não tenham aceitado, a lei é uma realidade”, alfinetou.
Orlando no PSD 1
O vice-prefeito Orlando Costa Dias, filiou-se ao PSD, no último sábado, durante encontro regional do partido, em Bauru. Agora ele está no mesmo partido da prefeita Suéllen Rosim, após deixar o PP. O presidente nacional do PSD e secretário de Governo e Relações Institucionais do Governo do Estado, Gilberto Kassab, esteve no evento e abonou a filiação de Orlando.
Orlando no PSD 2
Orlando, manifestamente um pré-candidato a prefeito em 2028, falou à coluna sobre sua migração partidária: “Tracei algumas estratégias para os próximos três anos; o Gilberto Kassab me recebeu de braços abertos, com a bênção da prefeita Suellen e equipe”.
Leituras possíveis
Para alguns observadores, a mudança de Orlando para o PSD seria mais um indicativo de que a prefeita Suéllen Rosim pode mesmo ser candidata a deputada em 2026. Se isso acontecer, a Prefeitura de Bauru seguiria sob comando do PSD. Porém, há uma informação que circula há dias nos bastidores de que a ideia da candidatura a deputada já foi abandonada por Suéllen.
Neto assume
Tomou posse nesta segunda-feira no cargo de vereador em Bauru José Ranieri Neto, o Neto Ranieri, primeiro suplente do União Brasil. Na eleição de 2024 ele recebeu 1.461 votos. Neto assume a cadeira do vereador José Roberto Segalla, que se licenciou do mandato na Câmara Municipal após ter solicitado afastamento temporário e não remunerado das atividades parlamentares. Neto é filho do professor e líder político Dudu Ranieri, que faleceu em 2018.