DIA DO IDOSO

Ações destacam o valor de estar em movimento na Terceira Idade

Por Maria Vitória Bertotti - estágio sob supervisão | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Internet
Manter atividades após os 60 anos é fundamental para a saúde do corpo e da mente
Manter atividades após os 60 anos é fundamental para a saúde do corpo e da mente

Estar em movimento é essencial para um envelhecimento saudável — e em Bauru, duas entidades têm garantido essa oportunidade à população idosa. Seja aprendendo novas habilidades na cozinha ou cantando ao lado de jovens, pessoas com 60+ encontram nesses espaços não apenas atividades, mas vínculos, autoestima e qualidade de vida. Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (1), um dos projetos promoverá até uma caminhada musical e intergeracional no Calçadão da Batista de Carvalho, nesta sexta-feira (3), às 14h.

Na região do Parque Jaraguá, a Fundação Espírita Sebastião Paiva, conhecida como Casa do Leite, oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria voltados exclusivamente à chamada Terceira Idade. As atividades fazem parte de um programa em parceria com a Fundação Redi, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e emenda impositiva do vereador Junior Lokadora (Podemos).

As aulas acontecem semanalmente e unem teoria e prática para ensinar receitas, técnicas e até noções de empreendedorismo, permitindo que os idosos possam gerar renda ou desenvolver novos hobbies. Além disso, o espaço também promove debates e oficinas sobre temas da Terceira Idade, sempre com o foco em valorização, socialização e desenvolvimento pessoal.

Amorosidade

Já no distrito de Tibiriçá, o projeto Grupo Dedinho de Prosa: conversas que promovem saúde, presente também em Bauru e Piratininga, patrocina o Coral Intergeracional Amorosidade. A proposta une idosos e jovens em situação de vulnerabilidade social para cantar, conviver e trocar experiências. A ação é patrocinada pela Zopone Engenharia e foca no estímulo à autoestima dos mais velhos e na prevenção à violência entre os mais novos.

“O coral nasceu da demanda de valorizar o idoso, colocando-o como protagonista da própria história por meio da música”, afirma o psicólogo Luiz Carlos Caneo, coordenador do projeto. “Cantar promove saúde, esperança e amorosidade. E ouvir essas vozes gera também empatia social.”

Como parte da celebração da data, o Coral Amorosidade realizará uma caminhada musical nesta sexta-feira (3), às 14h, no calçadão da Rua Batista de Carvalho, com início na quadra 3 e paradas para apresentações até a Praça Rui Barbosa. A proposta é levar arte, alegria e visibilidade à causa do envelhecimento ativo.

SERVIÇO:
Casa do Leite – Curso de Panificação e Confeitaria para Idosos

•Aulas práticas: quartas-feiras, das 8h às 11h30
•Aulas teóricas: quintas-feiras, das 8h às 10h
•Endereço: Rua Arnaldo Rodrigues de Menezes, 15-91 – Parque Jaraguá
•Informações: (14) 99185-7593

Caminhada Coral Amorosidade
•Sexta-feira, 3 de outubro, às 14h
•Início: Quadra 3 da Rua Batista de Carvalho
•Término: Praça Rui Barbosa

O Coral Amorosidade ajuda a despertar motivação pessoal nos participantes (Foto: Divulgação)
O Coral Amorosidade ajuda a despertar motivação pessoal nos participantes (Foto: Divulgação)
Qualificar profissionalmente os idosos é um dos objetivos da Casa do Leite (Foto: Divulgação)
Qualificar profissionalmente os idosos é um dos objetivos da Casa do Leite (Foto: Divulgação)

Comentários

Comentários