VIDA PROFISSIONAL

Pesquisa sobre agrotóxicos em abelhas recebe Menção Honrosa

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Professor Orsi e Isabella
Professor Orsi e Isabella

Uma tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu menção Honrosa na área de avaliação "Zootecnia/Recurso Pesqueiros" do Prêmio Capes de Tese, edição 2025. O resultado final foi divulgado no dia 29 de agosto, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, foram 1.543 trabalhos inscritos para esta edição do Prêmio.

A tese do PPG Zootecnia que recebeu o reconhecimento da Capes é de autoria de Isabella Cristina de Castro Lippi, intitulada "Efeito de dose letal e subletal do imidaclopride no transcriptoma de abelhas Apis mellifera africanizadas", e foi orientada pelo professor Ricardo de Oliveira Orsi.

Graduada em Medicina Veterinária pela Unesp de Jaboticabal, Isabella fez seu mestrado em Zootecnia na Universidade Federal da Grande Dourados.

Em seu doutorado na FMVZ/Unesp, ela buscou entender como os agrotóxicos, que muitas vezes estão presentes no ambiente e acabam sendo encontrados pelas abelhas durante seus voos, afetam a expressão de genes desses insetos.

O trabalho de Isabella foi desenvolvido utilizando as colmeias experimentais da FMVZ na Fazenda Lageado. Toda a parte de testes relativos a Biologia Molecular foi feita no Instituto de Biotecnologia (IBETEC) da Unesp, também em Botucatu.

Em seu doutorado, Isabella passou um período na Universidade de Queensland, na Austrália. "Ali, ampliamos as análises e conseguimos publicar um artigo muito relevante fruto dessa parceria".

NECTAR

A pesquisa de Isabella é mais um dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Núcleo de Ensino, Ciência e Tecnologia em Apicultura Racional (Nectar) da FMVZ/Unesp, que há anos vem produzindo estudos relevantes para a comunidade científica e para a cadeia técnica dos criadores de abelha.

Os trabalhos do Nectar, por exemplo, serviram de base para a restrição do uso do Fipronil, agrotóxico utilizado na produção agrícola para o controle de insetos.

"Temos trabalhado com diversos agrotóxicos, sejam eles inseticidas, herbicidas ou fungicidas, para demonstrar o efeito de doses muito baixas, que não levam à mortalidade das abelhas, mas que promovem distúrbios fisiológicos e comportamentais ao longo do tempo", comenta o professor Orsi.

A pesquisa realizada por Isabella terá desdobramentos. Atualmente, atuando como pesquisadora na própria Universidade de Queensland, Isabella busca implementar projetos semelhantes, uma vez que na Austrália há poucos estudos nessa área.

REPERCUSSÃO

O professor Orsi ressaltou a importância do recebimento da Menção Honrosa pela tese de Isabella. "É um orgulho muito grande, pela grande quantidade de teses avaliadas no Prêmio Capes. Esse reconhecimento demonstra a qualidade das pesquisas feitas pelo grupo Nectar, pelo PPG Zootecnia e pela FMVZ/Unesp, sempre buscando gerar conhecimento para o Brasil e o mundo. Toda nossa comunidade deve se orgulhar. A conquista é nossa".

O professor não deixa de destacar as qualidades de sua orientada. "Isabella desenvolveu o trabalho com muita qualidade. Não é por acaso que durante seu período de pesquisa na Universidade de Queensland chamou a atenção do pessoal de lá e agora atua como pesquisadora na Austrália. Esperamos continuar a trabalhar juntos, gerando conhecimento de ponta".

Isabella considera o recebimento da Menção Honrosa uma das maiores conquistas da sua vida acadêmica. "Sinto orgulho, gratidão e vejo isso como um grande incentivo para seguir na carreira". Para ela, a premiação também representa o reconhecimento de uma trajetória de superação.

Comentários

Comentários