Deste sábado (20) até o próximo domingo (28), Bauru recebe a 12ª edição do FestinBau - Festival de Teatro Independente de Bauru, que desde 2011 movimenta a cena cultural da cidade com atividades gratuitas de teatro, circo, dança, música, literatura e artes visuais. O evento valoriza artistas locais, amplia o diálogo com outras cidades e propõe ações para diferentes públicos, incluindo crianças e pessoas 60 , consolidando-se como referência na cena independente regional.
O FestinBau nasceu com o propósito de gerar movimentos e encontros na cidade. Desde então, se transformou em um espaço plural que articula dois eixos principais: ações artísticas, como a Mostra de Cenas Curtas, espetáculos e sarau, e ações formativas, com oficinas e laboratórios criativos. "Ao longo dos últimos anos conseguimos expandir tanto as linguagens artísticas contempladas quanto o direcionamento das atividades. Este ano, por exemplo, temos ações destinadas ao público 60 , além do 'Fazendo (P)Arte - Laboratório das Infâncias', que conta com programação para crianças", explica Talita Neves, produtora da Alumia Criativa.
A Mostra de Cenas Curtas deste ano recebeu 64 inscrições de artistas e grupos de diversas cidades, incluindo São Paulo, Campinas, RJ, Paraná, Bahia e MG. "Teremos apresentações de circo com malabarismo, palhaçaria e também os aéreos, além de dramaturgias autorais que trazem experiências pessoais e ficcionais para a cena teatral", detalha Talita. utro destaque é o caráter formativo do festival. "Entre as oficinas, destaco o Intercâmbio com a Luiza Romão, que vai conduzir o 'Laboratório de Poesia Falada'. Também teremos a Mariza Basso, com pesquisa em teatro de formas animadas, e a Andressa Giacomini, com oficina sobre a arte de narrar histórias. Receberemos Fernando Yamamoto, diretor do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal", explica a produtora.
A gratuidade sempre se fez presente, mas os organizadores entendem que somente isso não garante o acesso. Desde o ano passado, o festival passou a direcionar algumas atividades para instituições e projetos sociais. Outro ponto importante é levar ações para diferentes espaços artísticos, como o Espaço Coletivo Vila, o Centro Cultural Tobias Terceiro, a Casa do Circo e a Casa Angá.
O evento tem recomendação etária livre para a maior parte da agenda. Os ingressos são disponibilizados uma hora antes do início das atividades. Algumas ações contam com tradução em Libras e a oficina "Atividades Circenses Neurodivertidas", conduzida por Carina Lopes e Anna Camila Alves, será direcionada para crianças com TEA.
"Nosso maior desafio está em garantir que a programação chegue até o público e que as pessoas se sintam de fato convidadas a participar. Em Bauru, temos poucos espaços artísticos independentes, o que torna essa rede de colaboração ainda mais importante", conclui Neves .
A edição 2025 é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal. Esse conjunto de políticas públicas permitu a expansão das linguagens contempladas e a ampliação do alcance do festival na cidade.
Apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura Municipal de Bauru, TUSP, SESC Bauru, Une Bar, Cheirin Bão, Bar da Rosa, Praça Brasil Salgados, Bença Parrilla, Du Pizzas, CoBar e Hotel Blue Tree Towers.
SERVIÇO
Mais informações e inscrições para oficinas: lhttps://www.instagram.com/festinbau/