Diversas caixas de papelão contendo material hospitalar foram localizadas em uma lixeira na estrada de terra “Água do Capim”, próxima à rodovia Cesário José de Castilho, que liga Bauru a Iacanga. A denúncia foi enviada ao JC por volta das 20h30 deste domingo (14).
De acordo com as etiquetas afixadas nos lotes, os insumos tinham como destino o Hospital São Mateus, de Cuiabá (MT). Ainda não se sabe quem abandonou as caixas, nem em quais circunstâncias.
A coordenadora de suprimentos do setor de compras do hospital, Liciana Moraes, explicou ao JC que o estabelecimento está aguardando por uma entrega de bolsas de soro, itens contidos no descarte encontrado em Bauru, na próxima sexta-feira (19).
Segundo ela, o departamento desconhecia a informação de que o lote foi abandonado no município. "Nós compramos bolsas de soro com frequência. Temos uma empresa principal, mas, a depender da demanda, também acionamos outras. Vamos investigar o que aconteceu", afirma.
O local de descarte é uma lixeira destinada a materiais recicláveis. Como crianças frequentam as imediações, houve preocupação com um eventual risco de contaminação. A reportagem acionou a unidade hospitalar em questão e a Prefeitura de Bauru, que recolheria as caixas do local.
Materiais hospitalares devem ser descartados conforme normas específicas para Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas normas classificam os materiais em grupos, cada um com procedimentos e locais adequados de descarte, diferentes do lixo comum.
Posicionamento do município
Em nota enviada ao JC nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, informou que esteve no local e confirmou se tratar de descarte irregular de materiais usados pela área hospitalar.
O texto destaca que a Secretaria de Saúde foi acionada e uma equipe da Vigilância Sanitária recolherá o material para destinação adequada e tomará as providências cabíveis.