BAURU

Seconci-SP tem ação de conscientização com a saúde mental

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
A ideia é que os trabalhadores da construção civil compartilhem em casa as informações recebidas
A ideia é que os trabalhadores da construção civil compartilhem em casa as informações recebidas

De acordo com uma pesquisa publicada pela Agência Brasil em 2024, com base em dados divulgados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o País registra cerca de 14 mil suicídios por ano, o que corresponde a uma média diária de 38 casos. Diante da importância e relevância do assunto, o mês de setembro, conhecido como 'Setembro Amarelo', é dedicado às ações de orientação, conscientização e prevenção ao suicídio e aos cuidados de doenças relacionadas à saúde mental.

Para instruir e esclarecer dúvidas sobre o assunto, ao longo de todo o mês, a Unidade de Bauru do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) realiza a campanha de orientação e conscientização relacionada à saúde mental para os trabalhadores nos canteiros de obras de construtoras parceiras.

A ação alusiva tem como objetivo alertar pais, cônjuges, filhos, irmãos e parentes sobre essa realidade, que pode se fazer presente e envolver uma pessoa próxima ao círculo de contatos. As palestras gratuitas serão realizadas durante o Diálogo Diário de Segurança (DDS) e podem ser agendadas pelo telefone: (14) 3570-1020.

"A temática ainda é um grande desafio para a saúde pública no Brasil, por isso buscamos ampliar esse debate para os mais diversos espaços, incluindo os canteiros de obras. Realizada anualmente, a campanha de 'Setembro Amarelo' sempre apresenta um alcance positivo, mobiliza as pessoas e leva informação de qualidade para aqueles que mais precisam", reforça Rafael Oliveira, supervisor da Regional Bauru.

Vale ressaltar que as informações recebidas durante o DDS são compartilhadas em casa, contribuindo para compartilhar mais informações com familiares e amigos.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Além disso, para os trabalhadores inseridos no setor da construção civil, fatores como o isolamento social, a distância da família e a permanência em acomodações temporárias podem impactar diretamente o bem-estar emocional. Quando combinados, esses elementos se tornam potenciais gatilhos para o desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental, refletindo não apenas na qualidade de vida, mas também no desempenho profissional. "A manutenção da saúde mental é essencial para garantir não só uma vida mais saudável, mas também relações interpessoais equilibradas e maior produtividade no dia a dia", destaca Rafael.

Para mais informações, é possível solicitar atendimento ao Centro de Valorização da Vida (CVV), através da ligação gratuita, para o telefone 188. Também é possível mandar um e-mail ou conversar pelo chat, que podem ser acessados pelo site: www.cvv.org.br.

SERVIÇO -

A campanha relacionada à Saúde Mental, promovida pela Regional Bauru, acontece ao longo do mês de setembro. Para o agendamento de palestras, o contato é pelo telefone (14) 3570-1020. Em Bauru, o Seconci-SP está localizado na Rua Gustavo Maciel, 16-31, no Centro da cidade.

Comentários

Comentários