HIPISMO

Yasmin Rissi, de Bauru, é campeã em Barretos e vai aos EUA

Por Cássia Peres | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Jovem que tem 98 vitórias no currículo afirma  ter realizado mais um sonho em sua carreira
Jovem que tem 98 vitórias no currículo afirma ter realizado mais um sonho em sua carreira

A bauruense Yasmin Rissi de Oliveira, de 16 anos, foi consagrada campeã da prova de três tambores do maior rodeio da América Latina, na 70ª Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos, realizada no último domingo (31). Ela alcançou o menor tempo da prova - 16,89 segundos - em uma competição com 11 finalistas. A próxima etapa da adolescente é se preparar para representar o Brasil em uma competição no Texas, Estados Unidos, nos dias 22 e 23 de maio de 2026.

A mãe de ganhadora, Joseliza Rissi, contou ao JC que a filha foi a última a participar da corrida de Barretos, que somou 278 inscrições na prova de tambores e três dias de classificatória. "Foram mais de 600 passadas. Daí, no domingo, as finalistas tiveram seu tempo somado ao das classificatórias com ordem de entrada dada por sorteio. Na vez de Yasmin, o locutor avisou que ela teria que fazer um tempo menor que 17,099", explica.

Além de surpreender com a virada de jogo, a jovem também conquistou, naquele momento, uma realização pessoal. "Em 2024, ela participou da prova pela primeira vez. Foi para a final com o segundo menor tempo, mas acabou derrubando o tambor", conta Joseliza. Já em 2025, a campeã se superou, tendo sido classificada para a semifinal em primeiro lugar e, para a final, em terceiro.

"Quando olhei para o placar, fiquei sem acreditar", revelou Yasmim, no Instagram. A atleta, que pratica o hipismo desde os sete anos de idade, hoje acumula 98 vitórias no currículo. "Ganhar o famoso 'Barretão' é um sonho que tenho desde pequena. Foi uma emoção que sempre quis viver. Agradeço a Deus, minha família, meu pai Carlos Eduardo, que sempre me acompanha nos rodeios, ao treinador Daniel Araújo e equipe e a todos que torceram por mim", enfatiza.

A bauruense já saiu vitoriosa de diversas provas nacionais, como a do rodeio de Guaíra, Gavião Peixoto, Pereiras, Festival Jovem 2025, entre outros, segundo a mãe. Fora do Brasil, porém, será a primeira vez. "Ainda assim, estamos muito animadas e seguimos com treinos e se dedicação constante", comenta Joseliza.

A família planeja visitar o país estrangeiro dias antes da data da competição para se adaptar. "Por enquanto, faremos o custeio da viagem com recursos próprios, mas adoraríamos alguma parceria", finaliza a responsável pela jovem amazona.

Comentários

Comentários