MOTIVO OCULTO

Pais reclamam e Prefeitura de Sorocaba retira livro infantil

Por | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
A remoção foi adotada depois de reclamações feitas por pais de alunos.
A remoção foi adotada depois de reclamações feitas por pais de alunos.

A Secretaria de Educação de Sorocaba (SP) determinou a retirada temporária do livro “ABC Doido”, da escritora Ângela Lago, das salas de aula da rede municipal. A medida foi adotada depois de reclamações feitas por pais de alunos, cujo teor não foi detalhado pela prefeitura. A informação é do Metrópoles.

Leia mais: Prefeito de Sorocaba é réu e tem gestão do orçamento contestada

Os exemplares estavam disponíveis desde 2012, quando foram distribuídos pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e agora são avaliados pela Comissão Permanente de Análise de Títulos de Livros Paradidáticos. Segundo a administração municipal, o recolhimento é “cautelar” e visa atender às preocupações apresentadas pelas famílias.

O caso gerou repercussão política. A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou requerimento na Câmara pedindo esclarecimentos. Para ela, a decisão carece de justificativa técnica: “Trata-se de uma obra reconhecida nacionalmente, que recebeu prêmios como o Jabuti e o selo ‘altamente recomendável’ da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ)”, afirmou.

Publicado pela editora Melhoramentos, “ABC Doido” mistura rimas, brincadeiras e adivinhas para estimular a alfabetização de forma lúdica. A obra rendeu a Ângela Lago distinções como o Prêmio Ofélia Fontes e inclusão em programas oficiais do governo federal.

Ao Metro1poles, a prefeitura informou que está contabilizando a quantidade de exemplares recolhidos e que a análise técnica definirá se o livro poderá ou não retornar às escolas.

Comentários

Comentários