SUSTENTABILIDADE

Piratininga terá biodigestores em espaços públicos e instituições

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Prefeitura de Piratininga
Prefeito Sandro Bola e vice Juninho Faria com Marcos Pontes
Prefeito Sandro Bola e vice Juninho Faria com Marcos Pontes

Com foco na sustentabilidade, Piratininga (13 quilômetros de Bauru) está implantando o projeto "Semeando o Futuro", que vai instalar 10 biodigestores em instituições municipais e entidades sociais. De acordo com a prefeitura, a iniciativa só foi possível graças ao apoio do senador Astronauta Marcos Pontes, que viabilizou recursos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para que a iniciativa pudesse sair do papel.

O projeto conceitual, elaborado pela turismóloga e integrante do Comtur de Piratininga Nathalie Gasparelo, contempla desde creches e escolas até a Santa Casa, Vila Vicentina, cozinha piloto e entidades de apoio a idosos. Com os equipamentos, resíduos orgânicos que antes eram destinados ao aterro sanitário serão reaproveitados para a produção de adubo natural de alta qualidade e biogás.

Entre os resultados esperados, segundo a administração, estão a redução significativa de resíduos orgânicos no município; implantação de hortas escolares e comunitárias abastecidas com adubo produzido localmente; educação ambiental prática por meio de oficinas e visitas guiadas e o fortalecimento do turismo sustentável, reforçando a posição de Piratininga como Município de Interesse Turístico (MIT).

Na última sexta-feira (29), o prefeito Sandro Bola recebeu a visita de Marcelo Marcos Morales, assessor do senador Astronauta Marcos Pontes, que foi quem anunciou a liberação do recurso para o projeto. "Agradeço ao nosso senador e a toda sua equipe, pois hoje Piratininga sai na frente ao unir educação, meio ambiente e desenvolvimento social, tornando-se referência em políticas públicas sustentáveis", destacou o chefe do Executivo.

Turismo
O senador também anunciou R$ 1 milhão para reforma do Conjunto Arquitetônico Ferroviário. Segundo o Executivo, o investimento assegura a preservação das características originais do prédio, tombado como patrimônio histórico, ao mesmo tempo em que moderniza sua estrutura. "Além do turismo, o espaço revitalizado será destinado também a atividades culturais e de formação, fortalecendo a identidade local e criando novas oportunidades de convivência, aprendizado e valorização da história da região", destacou o prefeito.

Comentários

Comentários