O 18º Encontro da Diversidade acontece neste domingo (31), a partir das 14h, no Recinto Mello Moraes, em Bauru. O evento, que integra o calendário oficial da cidade, traz como tema "Envelhecer LGBTQIAPN : Memória, Resistência e Futuro", destacando a importância da dignidade e do respeito às pessoas LGBTQIAPN mais experientes. A entrada é gratuita e aberta para todos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsáveis.
A programação reúne artistas contemplados pelo edital municipal "Cultura em Ação", além de DJs, drag queens, feira de artesãos e praça de alimentação organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon). Entre os destaques estão DJ Nikim, Zart, Algarth, Trupe Quimera, DJ B2C, Lolla Viola, Liz Olivie e DJ Sampieri, além da presença da renomada drag queen Silvetty Montilla.

Ellen Oléria é cantora e compositora brasileira com 25 anos de carreira (Foto: Divulgação)
O encerramento da programação será às 20h40 com o show "Brasilidades", da cantora Ellen Oléria, vencedora da primeira edição do The Voice Brasil. A expectativa, segundo secretário adjunto de Cultura, Eduardo Carriel, é reunir entre 10 e 15 mil pessoas e movimentar também o turismo e a economia bauruense.
Carriel contou ao JC que pesquisas recentes em São Paulo apontam crescimento no número de pessoas com mais de 40 anos que se identificam como LGBTQIAPN . "Queremos trazer esse público à parada de Bauru e reforçar que envelhecer com dignidade também é um direito", afirma. A apresentadora 'Tia Mari' fará intervenções durante a programação com homenagens e exibição de vídeos sobre o tema.
Uma dessas homenageadas será Luana Leon, primeira mulher trans a receber carteira com nome social em Bauru, em 2017, e que faleceu em 2024. "Ela se tornou símbolo da campanha e não poderia deixar de ser lembrada", destaca o secretário adjunto.
Além das atrações culturais, o público terá acesso a serviços oferecidos por órgãos municipais, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), entre outros, com objetivo de acolher e aproximar a comunidade das políticas públicas existentes na cidade, explica Carriel.
O encontro é realizado pela Associação Bauru pela Diversidade, BallRoom Bauru, Coletivo Existir, Fuzuê, Conselho de Atenção à Diversidade Sexual (Cads), Conselho Municipal de Direitos Humanos, Associação de Mulheridades, Transexuais e Travestis (AMTT), Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/Bauru, Coletivo Vera e Putah Pod, entre outros, com apoio da Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias de Cultura, Saúde e Assistência Social.