TRÂNSITO

Bauru: gargalo do Jd. Solange é cenário de acidentes e brigas

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Douglas Willian/JC
A quadra 2 da Antônio Valderramas D'Aro
A quadra 2 da Antônio Valderramas D'Aro

A quadra 2 da rua Antônio Valderramas D'Aro, no Jardim Solange, em Bauru, é palco de diversos acidentes e brigas de trânsito, segundo relatam trabalhadores de uma empresa no local. Isso ocorre porque a via é, em sua maior parte, mão única. No entanto, entre as quadras 1 e 6, ela se torna mão dupla e os veículos trafegando nas duas direções precisam disputar espaço com carros e motos estacionados.

Os relatos narram que, com o espaço apertado, apenas um carro passa pelo trecho por vez. Os motoristas, então, precisam colaborar entre si e "negociar" a passagem. No entanto, sem sinalização ou clareza sobre a preferência, eles acabam entrando em impasses e discussões. Em outras ocasiões, os condutores tentam passar ao mesmo tempo e é normalmente nestes momentos em que as colisões ocorrem.

Rogelson Santos, gerente da empresa, conta que o ponto fica caótico durante os horários de pico, principalmente, na parte da manhã, quando o fluxo de carros indo em direção à avenida Comendador José da Silva Martha é maior.

A solução, segundo ele, seria a implantação de mão única nas quadras 1 a 6. O pedido, inclusive, foi levado pelo vereador Emerson Construtor (Podemos) para a presidência da Emdurb. A solicitação foi publicada no diário oficial do último dia 7 de agosto. Outra possibilidade seria a proibição de estacionamento em um dos sentidos da via.

Em nota encaminha ao JC, a Emdurb informou que as vias laterais já possuem sentido único de circulação, formando um binário — as ruas João Marquês Lontra e Gomes Berriel. "Caso a Rua Antônio Valderramas D’Aro também fosse transformada em mão única, haveria duas ruas paralelas com o mesmo sentido, o que não atenderia ao objetivo de organização viária", disse a empresa.

"Diante disso, a Emdurb estuda implantar a proibição de estacionamento em um dos lados da referida via, com o intuito de proporcionar maior fluidez ao trânsito", complementa a nota.

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