TURISMO

Cinco destinos paulistas com 'sabor' de chocolate

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Parque Capivari, em Campos do Jordão, oferece vários lugares com excelentes opções em chocolates
Parque Capivari, em Campos do Jordão, oferece vários lugares com excelentes opções em chocolates

Últimas semanas de frio e inverno e o turista que passeia pelo interior de São Paulo vai fazer o quê? Se o verbo beber e a palavra chocolate vierem à cabeça, é porque esse delicioso derivado do cacau está associado ao aconchego e ao charme, podendo ser encontrado tanto em mesinhas de cafés sob o formato de fondues e outras guloseimas, como sendo adquirido em fábricas (e até em fazendas) de chocolate e mesmo em variedades que vão do tradicional chocolate quente ao artesanal.

Campos do Jordão

Comer e beber chocolate em Campos do Jordão pode parecer muito básico, mas sempre soa sofisticado diante de um típico friozinho do inverno, com o charme das mesinhas dos cafés locais e o calor fumegante das xícaras. Diversas lojas na cidade oferecem variedades de chocolates artesanais de fabricação própria em opções que vão de trufas, barras, bombons e fondues, onde o turista pode até mesmo acompanhar o processo de produção "do grão à barra", da moagem do cacau até ser servido à mesa. A dica são as casas de café no coração da aconchegante região jordanense do Parque Capivari.

Serra Negra

Famosa por suas águas minerais terapêuticas e seus cafés, Serra Negra também surpreende no quesito chocolate. Dona de um turismo rural de fazer bonito aos olhos do viajante, inclusive pela forte presença da colônia italiana. Os cafés, confeitarias e chocolaterias locais garantem ao turista a apreciação de opções de chocolates quentes cremosos, doces incríveis feitos à base do alimento, trufas e chocolates em barra.

São Roque

Além dos já típicos vinhos, das casas vinícolas e da famosa Estrada do Vinho, a estância de São Roque tem um gostoso clima de inverno com muito frio às noites, motivos mais do que suficientes para degustar barras de chocolate, fondues ou mesmo beber chocolate ao leite quente. Na Estrada do Vinho, o turista encontrará opções de casas para desfrutar chocolate como, por exemplo, na Caracol Chocolates, uma loja franqueada de uma empresa com sede em Gramado, na Serra Gaúcha.

Jundiaí

As chocolaterias de Jundiaí são igualmente charmosas, muitas delas presentes em shoppings e em lojas localizadas na Rota da Uva. Entre as casas devotadas ao cacau, encontra-se a Partiè Chocolates Café, no bairro do Caxambu, que traz delícias como as cascas de chocolate, trufas, bombons recheados, bombons maciços, minipães de mel e pães de mel, guloseimas diversas nos mais variados sabores (brigadeiro, coco, limão, ao leite, branco, doces de leite e licorosos).

Itu

Em Itu, um dos locais que alçou fama é a Fazenda do Chocolate, no km 90 da Estrada Parque (SP-312). Trata-se de um parque com bela arquitetura colonial, com lagos, playground para as crianças e contato com a natureza. Os chocolates criados no local são de cacau 100% proveniente da Amazônia brasileira, sem adição de gorduras vegetais e outros ingredientes. A Fazenda, que abre aos finais de semana, possui loja da fábrica, onde os chocolates são vendidos no formato de doces e biscoitos.

Na praia

O Guarujá surpreende inclusive no inverno, com casas que, além de produzirem chocolate artesanal, promovem inclusão social. É o caso da Casa do Cacau, localizada no centro da cidade, um projeto social que transforma o cacau em produtos de chocolate, gerando renda para famílias em situação de vulnerabilidade e os chocolatiers formados na França capacitam novos profissionais nessa arte. Para quem pensa que o Vale do Ribeira só tem cavernas e rios, é exatamente em Cananeia que deliciosos chocolates artesanais são produzidos pela Macondo Chocolates. A herança chocolateira trazida para o meio da Mata Atlântica, desde o processo de transformar o fruto do cacau em barras de chocolate, já está ganhou fama.

Comentários

Comentários