OPINIÃO

A COP 30 e os 'Gersons brasileiros'

Por Pedro Valentim |
| Tempo de leitura: 2 min

A famosa 'Filosofia de Gérson' de querer levar vantagem infelizmente faz parte do caldo político, cultural, econômico e social do Brasil. E deste tipo de oportunismo brota a corrupção que sempre foi um dos males da Nação. A COP 30 é a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas a ser realizada num Congresso em Belém, aqui no Brasil. São esperadas delegações de dezenas de Países e um conjunto de mais de 50 mil pessoas.

Estava indo tudo dentro da mais absoluta normalidade até que a ganância em lucrar fácil virou método dos empresários do ramo hoteleiro de Belém que passaram a cobrar uma diária com o preço dez vezes mais alto do que era no cotidiano. O alto custo pode fazer com que os Países mais pobres e também afetados pela mudança do clima fiquem de fora do grande Evento Internacional. O governo federal tentou acordo com a rede hoteleira de Belém, mas até o momento não obteve êxito. E, pior, 26 países já se manifestaram por escrito que poderão boicotar a COP 30 por causa dos preços extorsivos dos hotéis.

E o presidente da Áustria oficializou que não participará devido a esses motivos. Os boicotes vão causar uma imagem péssima para o Brasil materializada numa autêntica vergonha internacional. Entretanto, ainda dá tempo de os empresários de Belém reverem a ânsia extorsiva.

Tal situação vexatória só reforça o que já citamos neste espaço de que os políticos brasileiros não são extraterrestres vindos da Galáxia de Andrômeda. E sim imagem e semelhança de uma sociedade onde a maioria quer obter lucros a todo custo e se precisar usam a sacanagem. Ou a sociedade brasileira, sem generalizações, muda a postura e o caldo cultural de querer levar vantagem em tudo, ou daqui a 500 anos (se não pintar um asteroide antes) ainda estaremos hipocritamente usando a classe política de muleta psicológica dos nossos vícios, hipocrisias e imperfeições!

PS - Os verdadeiros nacionalistas jamais vão aplaudir quem se insurge contra a soberania brasileira.

Comentários

Comentários