CONTRA ENCHENTES

Estado retoma desassoreamento do córrego das Antas, em Borebi


| Tempo de leitura: 1 min
CBH-RL/Divulgação
Obras fazem parte do programa 'Rios Vivos'
Obras fazem parte do programa 'Rios Vivos'

Borebi - O governo paulista, através da Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas), retomou a segunda fase das operações de desassoreamento e redimensionamento do córrego das Antas, em Borebi (45 quilômetros de Bauru), através do programa "Rios Vivos". As intervenções, articuladas via Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis (CBH-RL) para cumprir metas de obras prioritárias para mitigar riscos de cheias e estiagens severas na bacia, são executadas em parceria com a Prefeitura de Borebi.

Segundo postagem feita pelo CBH-RL no Facebook, o valor total dos investimentos no desassoreamento e redimensionamento do córrego é de R$ 500 mil e inclui recursos do Governo do Estado e contrapartida do município de Borebi, com apoio logístico para a retirada e a destinação dos resíduos sedimentosos.

"Com a realização desse procedimento, os riscos de novos eventos catastróficos de cheias serão reduzidos, além de melhorar a drenagem do curso d'água", diz o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Borebi, o engenheiro agrônomo Vitor Hugo Moreno, que também é presidente da Câmara Técnica do CBH-RL.

O vice-presidente do Comitê e vereador de Borebi Helton Grava Falconério ressalta que o Comitê da bacia do rio Lençóis continuará articulando com o Governo do Estado e a iniciativa privada com o objetivo de buscar mais recursos para a implementação de projetos de recuperação ambiental na bacia do rio Lençóis.

"Temos muitas obras prioritárias previstas no Plano de Gerenciamento de Águas (PGA) de combates às estiagens e às cheias severas para executar", declara. Uma delas, em fase de articulação e planejamento, trata-se da recuperação florestal das cabeceiras do córrego das Antas, também em Borebi, com plantio de 8.000 árvores.

Comentários

Comentários