Em português, "compadre" e "comadre" referem-se, principalmente, à relação de parentesco espiritual entre pais e padrinhos de uma criança batizada ou crismada. O "compadre" é o padrinho em relação aos pais da criança, enquanto a "comadre" é a madrinha em relação aos pais. Além disso, esses termos podem ser usados informalmente para se referir a amigos próximos ou pessoas com quem se tem grande afinidade.
Em tempos que já se vão há muito, era comum o relacionamento entre "compadres", "comadres" que visitavam seus amigos... Não faz muito tempo em que nas casas havia sempre um licor de figo na cristaleira, para servir ao compadre ou comadre que vinham visitar a família amiga.
Hoje a tradição desapareceu e dificilmente nas famílias há o relacionamento que, conforme a definição "relação de parentesco"..., não existe esse termo carinhoso que era dado a pessoas que passava a fazer parte da família e que os menores pediam a bênção do padrinho ou da madrinha...
Com a quebra das amizades entre os seres de uma família, desapareceu o termo que era usado com tanto carinho e amor entre aqueles que se dispunham a fazer parte do rol de amigos.
Muitas vezes o patriarca mantinha um contato direto com o "compadre" e revela-se um amigo direto para o que der e vier.
Conta minha esposa Vera Lucia que seu avô Leopoldo chamava os netos ou netas e dizia: - Vá na casa do compadre e pede que ele venha resolver o problema do vazamento da água no quintal...
E a solidariedade existente era tal que imediatamente o compadre vinha resolver o problema. Havia uma solidariedade entre os amigos.
E assim as amizades se consolidavam, os filhos cresciam, e longe das telas e dos grupos de internet, havia maior convivência e fraternidade entre os amigos.
Bons tempos...