O presidente dos EUA Donald Trump, de 79 anos, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica após relatar inchaço nas pernas, informou nesta quinta-feira (17) a Casa Branca.
Leia mais: Trump abre nova frente contra Brasil, Brics e até aliados
Segundo nota do médico presidencial, capitão Sean Barbabella, exames de imagem nas pernas revelaram a condição, considerada comum e benigna, especialmente em pessoas acima dos 70 anos. A insuficiência venosa ocorre quando as válvulas das veias não funcionam adequadamente, dificultando o retorno do sangue ao coração. Os sintomas incluem inchaço, dor, cãibras e varizes.
A avaliação médica incluiu exames laboratoriais, ecocardiograma e doppler venoso bilateral. Os resultados não indicaram sinais de trombose venosa profunda, problemas cardíacos, renais ou outras doenças sistêmicas.
Especialistas ouvidos pela CNN afirmam que a condição está associada à idade, sobrepeso e sedentarismo. Apesar de não ser grave, pode afetar a qualidade de vida e exige acompanhamento.
A Casa Branca também atribuiu marcas roxas nas mãos de Trump ao uso regular de aspirina e ao hábito de apertar mãos com frequência. De acordo com o médico, o ex-presidente "segue em excelente estado de saúde".
Trump está prestes a se tornar o presidente mais velho da história dos Estados Unidos.
*Com informações da CNN