
Os artistas de Bauru selecionados na 55ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac), Cátia Machado e Nél Marques, podem ganhar R$ 250 mil e o troféu cobiçado Lamartine Babo, caso alcancem a primeira colocação do evento, um dos mais prestigiados do cenário musical brasileiro. A dupla apresentará a música autoral "Somos Um" no palco de São Thomé das Letras, Minas Gerais (MG), no próximo dia 2 de agosto. A canção está disponível no YouTube pelo link: https://youtu.be/CT-F2WRlkrI?si=W4pAg3rtIcN1VL0j.
Em 2025, o Fenac, conhecido por revelar talentos, bateu o recorde de inscrições. Foram mais de 1.500 músicas vindas de 25 estados, um total estimado de 6 mil horas de som, segundo a divulgação do evento. "Somos Um" está entre as somente 120 composições selecionadas para as etapas classificatórias.
"É uma honra poder levar a nossa música para um festival desse porte. Estar entre a curadoria já é uma grande conquista", afirma Nél Marques, que participa pela segunda vez. "É uma oportunidade de sermos vistos e reconhecidos por críticos, jurados e produtores de todo país", revela.
Para Cátia Machado, selecionada pelo terceiro ano consecutivo, receber a notícia soa como se fosse a primeira vez. "A emoção é a mesma e, como artistas independentes, toda produção é um desafio. As músicas que componho têm história e, no caso de 'Somos Um' não é diferente", afirma.
A apresentação terá banda formada por Rodrigo Carloni (guitarra), Pelé (bateria), Nél Marques (baixo) e backing vocals Lara Grossi e Maria Helena Ferla, filha de Cátia. "Cantar com ela é uma emoção à parte", comenta a intérprete. O evento será encerrado com show de Renato Teixeira.
O show poderá ser assistido via transmissão online, com link divulgado no dia pela organização do FENAC, a partir das 20h. Também será possível acompanhar pelas redes sociais da artista, em @catiamachado.artes, no Instagram, e Cátia Machado, no YouTube e Facebook.
Os compositores agradecem os parceiros Mister Rec Vintage Studios e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Bauru pelo apoio e seguem abertos para novas parcerias.