OPINIÃO

Gestão de riscos e segurança ambiental

Por Sidney Aguiar e Hélio Venâncio Ferreira |
| Tempo de leitura: 2 min

A gestão de riscos é uma parte da matéria administrativa capaz de estudar, avaliar e mitigar potenciais situações de riscos que possam eventualmente desequilibrar o contexto da normalidade.

A gestão de riscos empregada na gestão ambiental interage com a segurança ambiental, que são ativos ambientais capazes de absorver os passivos ambientais, que causam as ocorrências de desastres ambientais extremos e são instrumentos para controles das poluições do ar, solo e água em suas mais diferentes formas, que afetam negativamente as populações urbanas, a agricultura, a economia e o meio ambiente.

As formas mais efetivas de gerenciar os riscos ambientais e dar mais eficiência à segurança ambiental é trabalhar a predição, prevenção e em último caso, a correção dos passivos ambientais através de políticas públicas e privadas continuas.

Ambas as ferramentas são fundamentais e muito eficientes para a eventualidade de gerenciamento de crises, como recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução da possível crise instalada. Tanto as crises hídricas de estiagens severas quanto as crises de cheias e demais crises ambientais, são resultados diretos da deficiência ou ausência da implementação da gestão de riscos e segurança ambiental nas políticas públicas.

A gestão de riscos e segurança ambiental são duas variáveis importantíssimas tanto evitar eventos ambientais catastróficos, quanto para garantir a estabilidade jurídica, econômica, social e ambiental de uma localidade ou de uma empresa privada diante de possíveis cenários calamitosos.

A gestão de riscos e segurança ambiental devem ser desenvolvidas nas políticas públicas, como princípios fundamentais no controle das crises ambientais, que possam desencadear situações extremas de calamidades sociais em decorrência de desastres ambientais severos.

Os autores: Sidney Aguiar é professor, especialista em recursos hídricos e gestão de riscos e escritor de literatura técnica de recursos hídricos, gestão de riscos e desenvolvimento econômico. Hélio Venâncio Ferreira (Cabo Helinho) é professor, advogado, vereador de Bauru, militar reformado da Polícia Militar do Estado de São Paulo e especialista em gestão de crises

Comentários

Comentários