TRÂNSITO

Nova ferramenta do Detran libera veículos apreendidos em minutos

Por Pedro Dartibale | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Sampi/Franca
Divulgação/Agência SP
Ferramenta Live permite recuperar o carro ou a moto em minutos, sem burocracia, diretamente pelo celular
Ferramenta Live permite recuperar o carro ou a moto em minutos, sem burocracia, diretamente pelo celular

Os moradores de Franca que tiverem seus veículos apreendidos agora contam com um novo serviço que promete agilidade e economia. O Detran- SP  (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) lançou a ferramenta Live (Liberação Instantânea de Veículos), que permite recuperar o carro ou a moto em minutos, sem burocracia, diretamente pelo celular.

O sistema já está em funcionamento e pode ser utilizado para veículos recolhidos no pátio localizado na avenida Wilson Bego, 411, no Distrito Industrial Antônio Della Torre.

O serviço funciona a partir de uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro. Ao acessar o portal do Detran-SP, o sistema reconhece automaticamente se o usuário possui veículo apreendido, mostra a localização no pátio, os valores de estadia e remoção, possíveis multas e permite o pagamento via Pix. Após a quitação, é gerado digitalmente um ofício de liberação, que dispensa a ida presencial ao Detran.

Segundo Lucas Papais, diretor de Atendimento ao Cidadão, o processo todo leva poucos minutos. “O cidadão poderá solicitar a liberação assim que o veículo der entrada no pátio e retirá-lo em seguida, ao pagar as despesas. Tudo pelo celular”, afirma.

A ferramenta, desenvolvida pela Prodesp e integrada ao sistema do governo do Estado, já liberou mais de 100 veículos desde sua estreia.

Um dos primeiros a usar o novo sistema foi José Roberto Spoldari Neto, que ajudou o avô a recuperar um Jeep apreendido em Bauru. “Foi tudo muito rápido. Em menos de 20 minutos já estávamos com o documento de liberação em mãos”, contou à Agência SP.

O Detran-SP em Franca, localizada no Poupatempo (rua Ouvidor Freire, 1.986), também está preparado para atender e orientar os usuários sobre a nova tecnologia. A média diária de solicitações de liberação no Estado passa de mil, e a expectativa é que o sistema reduza significativamente os prazos de atendimento.

Além disso, o Detran-SP reforça que qualquer cidadão que se sentir lesado por cobranças indevidas nos pátios pode registrar reclamação pela ouvidoria oficial, o Fala SP, ou diretamente no site do órgão. Em casos de irregularidade, é possível até solicitar reembolso.

Veículos são levados ao pátio mais próximo por meio de sistema de geolocalização, sob coordenação do Copom (Comando de Operações da Polícia Militar), sempre de acordo com a disponibilidade de vagas.

Comentários

Comentários