SEGURANÇA

Bauru volta a ter Grupamento de Bombeiros após cinco anos

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Google Street View
O grupamento havia sido desativado durante reestruturação promovida em 2020
O grupamento havia sido desativado durante reestruturação promovida em 2020

Bauru voltou a contar oficialmente com o 12.º Grupamento de Bombeiros (12.º GB), reativado por meio do Decreto 69.630, de 16 de junho de 2025, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas. A medida representa um avanço significativo na organização e no fortalecimento da estrutura de segurança pública da região.

A retomada da unidade teve articulação direta do vereador Júnior Rodrigues (PSD), que havia apresentado o pleito aos secretários de Estado Gilberto Kassab (Relações Institucionais) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), com base em demandas trazidas por profissionais da própria corporação e lideranças locais.

Criado inicialmente em 4 de setembro de 1996, o 12.º GB atuou de forma ininterrupta por quase 24 anos nos serviços de combate a incêndios, resgate e salvamento.

No entanto, em 30 de julho de 2020, foi desativado em decorrência de uma reestruturação que dividiu o antigo Comando do Interior em três.

A mudança foi formalizada por decreto em julho de 2020 pelo então governador João Doria. Na ocasião, Bauru passou a sediar o Comando de Bombeiros do Interior 2 (CBI-2), responsável pelo planejamento, coordenação, controle e apoio das atividades técnicas, logísticas, operacionais e administrativas dos grupamentos das regiões de Bauru, Ribeirão Preto, Marília, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba.

Porém, ficou operacionalmente subordinada ao 10.º Grupamento de Marília, a mais de 100 quilômetros de distância - o que, segundo os próprios bombeiros, prejudicava a tomada de decisões rápidas e gerava sensação de desvalorização local. Após quase cinco anos, em 16 de junho passado, foi oficializada a reativação do 12.º GB.

'AVANÇO'

Segundo o major Edson Winckler Filho, comandante interino do grupamento, a retomada robustece a Polícia Militar do Estado de São Paulo. "A medida representa um importante avanço na ampliação da estrutura operacional do Corpo de Bombeiros, visando fortalecer ainda mais a capacidade de resposta e a abrangência territorial do atendimento prestado à população da região", afirmou, em nota.

Com a reativação, o tenente-coronel Helder Hideaki Kato assumirá o comando da unidade operacional, sendo responsável pela coordenação do 1.º Subgrupamento de Bombeiros, sediado em Bauru, e o 2.º Subgrupamento de Bombeiros, localizado em Jaú. Ambas têm a incumbência de atender ocorrências de emergência e urgência em 39 municípios da região.

"A volta do 12.º Grupamento valoriza os bombeiros de Bauru, melhora a agilidade nas decisões e reforça os serviços que salvam vidas todos os dias. É uma vitória da cidade, da região e da própria corporação", afirma Júnior Rodrigues, que compartilhou a conquista na tribuna da Câmara na última segunda-feira (23).

Para o parlamentar, o retorno da estrutura de comando à cidade reforça a autonomia operacional da corporação em Bauru e beneficia também os municípios da região, garantindo mais eficiência no atendimento de ocorrências e na gestão de recursos. "É um reconhecimento à história e à importância de Bauru no sistema de segurança pública paulista. Agradeço ao governador Tarcísio, aos secretários Kassab e Derrite pelo olhar sensível e pela disposição em corrigir uma injustiça com a nossa cidade", concluiu o vereador.

Comentários

Comentários