
Depois de alguns anos, Bauru e região voltaram a registrar geada. Na manhã desta quarta-feira (25), quando a temperatura já estava acima da mínima de 5,1 graus verificada durante a madrugada — marca que pode ter sido ainda menor em alguns pontos — moradores das áreas urbana e rural retrataram cristais de gelo (veja vídeos).
No município, eles foram filmados pelo advogado Matias Muniz sobre o vidro do próprio veículo, no Parque Bauru, assim como aconteceu no bairro Octávio Rasi. Já na região, houve casos em Pederneiras (a 26 quilômetros de Bauru ) e em Brasília Paulista, bairro rural de Piratininga (a 13 quilômetros de Bauru).
A situação não era vista pelo produtor rural Jair Guedes, o Bigode, há cerca de 10 anos. Ele também fez vídeos da geada em sua propriedade em Pederneiras, próximo ao Distrito de Santelmo. A surpresa, no entanto, não resultou em prejuízos, contou. “Por enquanto, não. Jogamos água e não estragou nada”, reiterou. Sua propriedade conta com horta e cabeças de gado.
Também ainda não soube de prejuízos, ao menos por enquanto, o membro da coordenadoria da Defesa Civil de Piratininga, Ronaldo Jacinto Rodrigues, o Brasília, que também fez fotos de gelo sobre a vegetação, o que não era verificado por ele há alguns anos.
“Há uns cinco anos eu não recebia informações de geada. Mas em Bauru foi bem pontual, em áreas pequenas. A próxima noite pode ser mais severa. É importante os produtores rurais que tenham culturas suscetíveis se preparem. Pode ser com latas ou tambores com serragem e óleo diesel, que devem ser acesos durante a madrugada para criar uma barreira térmica de proteção. Na região de Bauru hortaliças são as que mais sofrem”, explicar Marcelo Ryal, coordenador da Defesa Civil de Bauru.
Nesta madrugada, ele faz ronda para distribuir cobertores a pessoas em situação de rua. Conforme o JCNET divulgou, os termômetros em Bauru bateram 5,1 graus às 4h30 desta madrugada, a mais baixa desde 2022, segundo o Centro de Meteorologia da Unesp (IPMet). A marca só foi menor em 2021, quando chegaram a 3,1 em junho e 2,1 graus em julho. (Leia a matéria: Termômetros em Bauru batem 5,1 graus, a mais baixa desde 2022)
ANIMAIS
Além da geada, Matias Muniz também se sensibilizou com os animais em situação de rua que flagrou no Parque Bauru. Ele também sugere uma ronda para acolhê-los, assim como acontece com humanos. “Dezenas de pets amanheceram na rua sem as devidas proteção. Deu muito dó vê-los tremendo de frio na rua sem acolhimento dos seus tutores”.

