
O tenista Carlinhos Oliveira, professor de dois projetos sociais no Bauru Tênis Clube, comemorou nesta segunda-feira (23) o feito de alcançar a posição de número 2 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) Seniors. Ele sagrou-se vice-campeão em Lima, no Peru, pela Turnê Mundial de Seniors 1000, na categoria 45+, o que lhe proporcionou subir 16 posições, devido à grandiosidade da competição — a maior da América Latina — que contou com 800 atletas inscritos em diversas categorias, no masculino e feminino. O torneio foi realizado no Tênis Clube de Terrazzas Miraflores.
Na campanha, Carlinhos, que é o número 1 do Brasil na sua categoria, foi cabeça de chave número 4. Ele venceu o peruano Augusto de La Cruz, o chileno Gonzalo Fernandes, o colombiano Julian Amaya, o também chileno Alberto Siegel e, na semifinal, bateu o argentino Adriano Mucelli. Já na final, sofreu revés diante do atual número 1 do mundo, o argentino Pablo Cerutti, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Carlinhos já conquistou três medalhas de bronze em Mundiais Seniors da ITF: em 2022, em Portugal; em 2023, na Turquia; e em 2024, novamente em Portugal. Ele também sagrou-se bicampeão sul-americano em Santa Cruz de La Sierra (2023 e 2024), na Bolívia, além de conquistar títulos no Brasil.
Na juventude, ele foi número 460 do mundo na Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
O betecista é patrocinado por Kviagens, Ótica Cidade, Concilig, Abramides Gonçalves Advogados, AX Imobiliária, Stalo e Lecom. Carlinhos faz um agradecimento especial a todos os seus alunos, crianças e adultos, pela força e energia diárias compartilhadas para ele.
ANDRÉ E ISMAEL
Também disputaram a competição os bauruenses e betecistas André Cury, ex-número 1 do mundo (2013/2014) e medalhista de bronze em Mundial de Tênis ITF Seniors (2014, na Turquia), e Ismael Junior. Ambos chegaram às quartas de final, ficando entre os oito melhores jogadores de suas chaves.
Ismael subiu no ranking da categoria 40+ e agora é o número 43 do mundo. Já André Cury, na 45+, mesma categoria e chave de Carlinhos Oliveira, perdeu nas quartas de final para o argentino Cerutti, que viria a ser o campeão. Cury subiu para a 20.ª posição no ranking mundial.
A dupla é patrocinada por Icefresh, Guanda Baterias, A1 Imobiliária, Conclusa Engenharia, Exótica Joalheria e Clínica Reability. Também os apoiam a Coppi Imóveis, Fortpav, Atacado Motopeças, Instituto de Olhos Marques e diversos amigos e associados do BTC.
O trio também conta com apoio de mídia do próprio Bauru Tênis Clube, do Jornal da Cidade, JCNET e rádio 96 FM.