
Desde a ultima segunda-feira (16), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem, nas agências dos Correios, manifestar concordância ou discordância em relação às respostas enviadas pelas entidades que aplicaram descontos em seus benefícios. O atendimento vale mesmo para quem iniciou a contestação por outros canais, como o site ou aplicativo Meu INSS.
Conforme as regras do instituto, o prazo para essa manifestação é de 30 dias corridos, contados a partir da data de recebimento da resposta da entidade. No entanto, o cidadão deve aguardar ao menos 15 dias úteis após a contestação inicial, pois esse é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema.
O serviço, que já permite consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos, passou a ser oferecido em mais de cinco mil agências dos Correios em todo o País desde 30 de maio. No Estado de São Paulo, são 633 unidades habilitadas. Na região de Bauru, 39 agências estão realizando o atendimento.
Já na cidade, são quatro endereços: na Praça Dom Pedro 2º (ao lado da Câmara Municipal); Nações Unidas, quadra 16; na quadra 4 da rua Joaquim Marquês de Figueiredo, no Distrito Industrial e na quadra 9 da avenida Dr. Marcos de Paula Rafael, no Mary Dota.
Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial de identificação. Representantes legais também podem realizar a consulta, mediante apresentação de procuração autenticada, mas sem possibilidade de alteração de dados cadastrais.
O INSS alerta que não realiza esse tipo de atendimento presencialmente em suas próprias agências, e que não é possível responder às manifestações pelo telefone 135 — esse canal serve apenas para consultas. A resposta deve ser feita exclusivamente pelo Meu INSS ou nas agências dos Correios.
Confira abaixo como responder pelo Meu INSS:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS
Informe CPF e senha
No campo "Do que você precisa?", digite "Consultar Pedido"
Clique em "Cumprir Exigência" no pedido de "Análise de Descontos de Entidades Associativas"
Informe se concorda ou não com a resposta da entidade, conforme as orientações do sistema
Não é necessário anexar documentos, apenas registrar a concordância ou não com a justificativa apresentada pela entidade.
ALERTA DE GOLPES
O INSS reforça que não envia mensagens por e-mail, SMS ou WhatsApp, nem entra em contato telefônico para tratar desse tipo de desconto. Em caso de abordagem suspeita, recomenda-se bloquear o número e denunciar à Ouvidoria pelo Fala BR (gov.br/falabr) ou pelo telefone 135.