
O inverno de 2025 começa oficialmente nesta sexta-feira (20), às 23h42, e a previsão para a estação é de menos chuva e temperaturas acima da média na região Sudeste, incluindo o estado de São Paulo, segundo o Centro de Meteorologia de Bauru da Unesp (IPMet). Segundo dados meteorológicos do órgão, o cenário é influenciado pela neutralidade dos fenômenos El Niño e La Niña, o que mantém o padrão climático sazonal da estação.
Apesar do histórico de tempo seco e temperaturas amenas, o inverno deste ano deve registrar chuvas abaixo da média na maior parte do Sudeste. A exceção é o Litoral Sul paulista, onde frentes frias podem levar a volumes ligeiramente superiores ao esperado, informa texto da meteorologista Zildene Emídio postado no site do IPMet.
De acordo com ele, a despeito da possibilidade da temperatura ficar acima da média, haverá dias frios, devido à entrada de massas de ar polar. Esses sistemas devem provocar quedas acentuadas nos termômetros, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude, como serras e vales.
A combinação de ar seco e pouca chuva favorece a ocorrência de queimadas e amplia os riscos para a saúde, especialmente com problemas respiratórios e circulatórios. O inverno também é marcado por nevoeiros e neblinas nas madrugadas, que reduzem a visibilidade em regiões de planalto e serra.
A estação termina no dia 22 de setembro, às 15h19, com a chegada da primavera.
Junho surpreende com precipitações acima da média e nova frente fria na segunda-feira deve intensificar acumulado
O mês de junho de 2025 vem contrariando o padrão típico do inverno em Bauru e região. Até esta quinta-feira (19), o acumulado de chuva já alcançava 65,3 milímetros, superando em 19% a média histórica do mês, que é de 55 milímetros. Os dados são do IPMet.
O volume já registrado representa uma mudança significativa em relação a junho de 2024, que terminou com apenas 1 milímetro de precipitação. O resultado atual também quebra um ciclo de cinco meses consecutivos — de janeiro a maio — com chuvas abaixo da média na cidade.
E a expectativa é de que o acumulado continue subindo. Uma nova frente fria deve chegar ao estado de São Paulo na próxima segunda-feira (23), trazendo mais chuva para Bauru. Outros sistemas frontais previstos até o fim do mês devem reforçar esse cenário.
Apesar das chuvas acima do normal, as temperaturas seguem oscilando. Os extremos registrados até agora foram mínima de 7,8°C no dia 12 — a segunda menor do ano — e máxima de 29,3°C no dia 4.
A tendência reforça o alerta para mudanças bruscas no tempo e destaca a importância do acompanhamento das atualizações meteorológicas durante o restante da estação.