Os Distritos Industriais 1, 2, 3 e 4 contarão com uma equipe regional própria para serviços de zeladoria, conforme previsto no novo organograma da Prefeitura de Bauru, instituído por lei promulgada em maio de 2025 — o texto é alvo de representação no Ministério Público (MP). A antiga Secretaria Municipal de Administrações Regionais (Sear), agora Secretaria de Serviços Urbanos, também criará uma coordenadoria administrativa para o Centro e transformará a subprefeitura de Tibiriçá em uma regional.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), Jurandir Posca, a criação de uma regional específica atenderá às antigas reclamações dos empresários desses setores sobre a falta de limpeza, capinação e asfaltamento regiões industriais.
"Nossa reinvindicação, desde a década de 1990, é por manutenção. Com o apoio da administração atual, teremos braços suficientes para alcançar todos os distritos, sem deixar nenhum abandonado, como já aconteceu", afirma Posca.
Até então, a zeladoria dos distritos era responsabilidade das equipes de regionais mais próximas de cada um, explica o chefe da Secretaria de Serviços Urbanos, Jorge Luís de Souza. "Mas isso precisou mudar porque as áreas industriais são maiores em terreno e demandam atividades mais densas do que as demais", acrescentou.
Entre 2021, primeiro ano do governo Suéllen Rosim (PSD), e 2024, nenhuma nova indústria foi instalada definitivamente em algum dos distritos de Bauru.
"Com uma equipe dedicada, esperamos reverter esse cenário. Terrenos limpos devem atrair investidores e estarão prontos para receber indústrias", explica o secretário Posca.
A saúde pública também será beneficiada com os cuidados, enfatiza Souza, já que grande parte dos terrenos viram depósitos de lixo e têm a vegetação descontrolada por ainda não estarem ocupados. "A capinação e a retirada de resíduos depositados irregularmente serão atribuições da nova regional", conclui.
A iniciativa, aprovada na Câmara Municipal, está em fase de formação de equipes e levantamento de recursos para compra de maquinários e equipamentos, segundo os secretários.
Os distritos industriais somam 28 áreas e totalizam cerca de 100 mil metros quadrados disponíveis.
Com a mudança, Bauru passou de seis para nove regionais. As regiões contempladas com zeladoria agora são: Independência, Redentor, Falcão, Bela Vista, São Geraldo, Tibiriçá, Mary Dota, Distritos Industriais e o próprio Centro.