POLO AQUÁTICO

ABDA termina em 6º lugar na etapa da Superliga Sul-Americana

da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Ilustrativa
ABDA terminou sua participação da etapa Rio de Janeiro da primeira edição da Superliga Sudamericana em sexto lugar
ABDA terminou sua participação da etapa Rio de Janeiro da primeira edição da Superliga Sudamericana em sexto lugar

A equipe adulta de polo aquático masculino da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) terminou sua participação da etapa Rio de Janeiro da primeira edição da Superliga Sudamericana em sexto lugar.

O evento que reuniu dez clubes da América do Sul foi realizado entre os dias 21 e 25 de maio, na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro. A segunda será em Buenos Aires, na Argentina, em agosto; e a terceira em Santiago, no Chile, em novembro.

A Superliga Sudamericana tem o objetivo de desenvolver e promover a modalidade no continente, além de movimentar o calendário das equipes.

Após a fase classificatória, a ABDA disputou o quinto lugar da competição com o time argentino Gimnasia y Esgrima de Buenos Aires (GEBA) que venceu os brasileiros por 15 a 10.

A classificação final da etapa Rio de Janeiro da Superliga Sudamericana foi:

•1º lugar: SESI
•2º lugar: Flamengo
•3º lugar: Esporte Clube Pinheiros
•4º lugar: Fluminense
•5º lugar: GEBA (Argentina)
•6º lugar: ABDA
•7º lugar: Club Atlético Provincial (Argentina)
•8º lugar: O Club Biguá de Villa Biarritz (Uruguai)
•9º lugar: Clube Regatas Lima (Peru)
•10º lugar - Club Atlético Independiente (Argentina)

A Superliga Sudamericana de Water Polo tem a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Confederação Sul-Americana de Natação (CONSANAT) e PanAm Aquatics.

PRÓXIMO DESAFIO

A equipe adulta de polo aquático da ABDA enfrenta nesta semana mais um desafio, o Brasil Open de Polo Aquático - Temporada 2025. A competição organizada pela Liga Brasileira de polo aquático (PAB) será na piscina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em Belém (PA), de 29 de maio a 1 de junho, nos naipes masculino e feminino.

O time masculino da ABDA receberá reforços para disputar o Brasil Open 2025: Oliver Sudar, que já fez parte da equipe ABDA e hoje atua no Eger da Hungria; e o argentino Mateo Giri, jogador do Brescia da Itália.

Estarão na disputa no masculino: no grupo A, os times Flamengo, Paulistano, Fluminense e Paineiras; no grupo B, ABDA, SESI, Clube do Remo (Belém) e Esporte Clube Pinheiros (ECP). O feminino terá apenas o grupo C da competição, formado por ABDA, ECP, SESI e Flamengo.

Desde 2020, a ABDA tem figurado no pódio do Brasil Open. Em 2024, a ABDA conquistou medalha de bronze no feminino. Em 2023, foi vice-campeã masculino e feminino. Em 2022, o time feminino foi vice-campeão e o masculino ficou com o bronze. O time feminino conquistou o terceiro lugar em 2021 e o vice-campeonato em 2020.

Comentários

Comentários