A primeira operação integrada do Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) terminou com sete pessoas presas, meia tonelada de fios de cobre apreendida e a identificação de drogas e armas em diversos pontos da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Deflagrada nesta quarta-feira (21), a ação teve como foco o combate à receptação de materiais metálicos de origem ilícita, principalmente fios e cabos furtados que impactam os serviços de iluminação pública, telecomunicações e mobilidade urbana.
- Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.
Segundo balanço divulgado pelas autoridades durante coletiva na tarde de hoje, 84 estabelecimentos foram vistoriados nas 20 cidades que compõem a RMC, com o apoio de 270 agentes das Guardas Municipais. As equipes foram mobilizadas de forma coordenada, após mapeamento realizado pelos núcleos de inteligência dos municípios.
Em Campinas, 11 ferros-velhos foram vistoriados, com apreensão de 229 quilos de fiação de cobre e a prisão de uma pessoa. Já em Hortolândia, foram 103 quilos de fios apreendidos e um preso. As demais prisões ocorreram em outras cidades da região.
Além dos metais de origem suspeita, drogas e armas foram localizadas em alguns pontos, reforçando a necessidade do cruzamento de dados entre as cidades para coibir diferentes tipos de crime. Os materiais apreendidos foram encaminhados às delegacias, e os suspeitos estão à disposição da Justiça.
Estrutura regional
O CIM foi inaugurado no dia 12 de maio. A central de inteligência tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de informações e a atuação conjunta no enfrentamento ao crime entre os municípios.
A cidade de Vinhedo coordena o centro regional, com Paulínia na vice-coordenação. Campinas, Santo Antônio de Posse e Itatiba compõem a secretaria executiva da estrutura.
Como denunciar
A população pode ajudar no combate ao furto e à receptação de fios e cabos denunciando atividades suspeitas às Guardas Municipais ou pelo telefone 153. O CIM pretende realizar novas operações nos próximos meses com foco em outras modalidades criminosas que afetam os municípios da região.