O novo papa Leão 14 já criticou abertamente o governo do compatriota Donald Trump, é um profundo conhecedor da América Latina e adotou uma linha de defesa dos pobres e mais vulneráveis.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
Mesmo assim, o presidente americano foi um dos primeiros a comemorar a escolha do cardeal americano, de 69 anos. “Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano”, disse Trump.
“Que emoção e que grande honra para nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!", completou Trump.
Dias atrás, o presidente americano causou polêmica ao aparecer vestido de papa em imagem divulgadas nas redes sociais do governo dos EUA.
Papa Leão 14.
Originário de Chicago, Robert Prevost era o chefe do Dicastério para os Bispos da Igreja. Essa posição poderosa significou que, por anos, ele supervisionou a seleção de novos bispos e construiu uma ampla rede de contatos.
Ao falar suas primeiras palavras, pediu uma "Igreja sinodal" e que saia ao encontro "dos que mais sofrem". Chamou a atenção ainda o fato de ele ter feito uma referência ao Peru.
Prevost tem dupla cidadania, possuindo nacionalidade tanto dos EUA quanto do Peru, onde serviu por muitos anos. Dentro do Vaticano, é considerado como um profundo conhecedor da América Latina.