VATICANO

Cardeal Robert Francis Prevost é novo papa e adota nome Leão XIV

Por Redação | Sampi
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Robert Francis Prevost é estadunidense e segue a linha franciscana
Robert Francis Prevost é estadunidense e segue a linha franciscana

O cardeal estadunidense Robert Francis Prevost é o novo papa e adota o nome Leão XIV. Após conclave curto, o nome do novo líder da Igreja Católica foi escolhido nesta quinta-feira (8). Robert, que também é franciscano, promete continuidade ao trabalho feito pelo papa Francisco no Vaticano.

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (8) que o novo papa eleito é o cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos. Religioso de origem franciscana, Prevost se torna o primeiro papa dos Estados Unidos e sucede o pontificado de Francisco após o conclave realizado na Capela Sistina, que durou dois dias.

A fumaça branca saiu da chaminé por volta das 17h30 (horário de Roma), indicando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso. Minutos depois, o cardeal protodiácono apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar: "Habemus Papam".

Nascido em Chicago, Prevost é bispo desde 2004 e vinha ocupando cargo importante na Cúria Romana, como prefeito do Dicastério para os Bispos. Ele é membro da Ordem de Santo Agostinho, mas viveu longos anos em missão no Peru, onde foi bispo de Chiclayo.

Com perfil discreto e pastoral voltado à América Latina, Prevost é conhecido por sua simplicidade, proximidade com os pobres e defesa de reformas iniciadas por Francisco. Sua escolha indica continuidade no projeto de uma Igreja mais sinodal, descentralizada e comprometida com questões sociais e ambientais.

A primeira bênção Urbi et Orbi foi dada para uma Praça São Pedro lotada, sob aplausos de milhares de fiéis do mundo todo.

Comentários

Comentários