NOVA GESTÃO

Unicamp confirma pró-reitorias com maioria de mulheres

Por Flávio Paradella | Especial para a Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/Unicamp
Reitor Paulo Montagner escolhe equipe com maioria feminina e foco em diálogo e inclusão.
Reitor Paulo Montagner escolhe equipe com maioria feminina e foco em diálogo e inclusão.

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp homologou nesta terça-feira (6) os nomes indicados pelo reitor Paulo Cesar Montagner para compor a nova equipe da gestão 2025-2029. Entre os escolhidos, destaque para a presença feminina: quatro das cinco pró-reitorias da universidade serão comandadas por mulheres. A escolha foi aprovada com 54 votos favoráveis e duas abstenções.

  • Clique aqui para fazer parte da comunidade da Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

Fernando Antonio Santos Coelho foi confirmado como novo coordenador-geral da Unicamp. Entre as pró-reitoras estão Ana Maria Frattini Fileti (Pesquisa), Mônica Alonso Cotta (Graduação), Cláudia Vianna Maurer Morelli (Pós-Graduação) e Sylvia Helena Furegatti (Extensão, Esporte e Cultura). Apenas a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) permanece sob comando masculino, com a recondução de Fernando Sarti.

O reitor destacou a qualificação e trajetória dos indicados: “Vamos enfrentar momentos difíceis, mas com sabedoria e diálogo podemos superá-los”, afirmou Montagner. O novo coordenador-geral reforçou o compromisso com a escuta ativa: “Os nossos gabinetes estarão sempre abertos às pessoas. Vamos estimular o diálogo”.

A representatividade feminina também foi exaltada dentro do Conselho. A professora Anna Bentes, do IEL, disse que “é importante mulheres em cargos de comando com propostas de inclusão e alinhadas com uma visão progressista”.

Entre os principais compromissos da nova gestão estão a defesa da escola pública, a autonomia universitária, a excelência na pesquisa e o fortalecimento do contato com os estudantes. Os novos dirigentes destacaram ainda a importância da valorização de servidores, a gestão transparente e a responsabilidade institucional.

Comentários

Comentários