BEM-ESTAR

Relação entre dormir muito tarde e ter risco de depressão

da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Ilustrativa
Quase metade dos que responderam ao questionário foi classificada como noturna
Quase metade dos que responderam ao questionário foi classificada como noturna

Pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, tentam explicar, em um novo estudo, a relação entre ficar acordado até tarde regularmente e ter um risco maior de depressão. Eles coletaram dados de 546 estudantes com idades entre 17 e 28 anos, de abril de 2021 a março de 2023, usando um questionário on-line - 32% deles eram homens, e 68% eram mulheres.

Os participantes descreveram diferentes facetas de seu ciclo de sono, como pico de energia, transtornos alimentares, níveis de depressão, práticas de atenção plena e seu consumo semanal de álcool. Quase metade dos que responderam ao questionário foi classificada como noturna e apresentou significativamente mais sintomas depressivos, com maiores níveis de transtornos alimentares e maior consumo de álcool.

"Nossa pesquisa revelou que a relação pode ser explicada pelo fato de pessoas notívagas relatarem níveis mais baixos de atenção plena no dia a dia, bem como qualidade de sono geralmente inferior e maior consumo de álcool", disse o psicólogo e autor do estudo, Simon Evans, à revista Newsweek, acrescentando que esses três fatores pareceram explicar por que notívagos relatam mais sintomas de depressão.

Comentários

Comentários