ECONOMIA

Previsões econômicas do Banco Mundial


| Tempo de leitura: 3 min

O Banco Mundial diminuiu a previsão de crescimento econômico do Brasil em 2025 para 1,8%. Em janeiro, a instituição estimava um aumento de 2,2% para a atividade do país. A instituição ainda reduziu a previsão de crescimento para a América Latina e o Caribe como um todo, de 2,5% para 2,1%, destacando que esse crescimento será o mais lento do mundo e que as economias regionais devem se adaptar para enfrentar incertezas globais crescentes. Entre os fatores que levaram ao ajuste das perspectivas, o Banco Mundial citou: o atraso em reduções das taxas de juros em economias desenvolvidas; as preocupações com restrições ao comércio global — em grande parte resultado da guerra tarifária imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump; a desaceleração do crescimento na China; e os cortes na assistência ao desenvolvimento no exterior.

Previsões econômicas do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as projeções de crescimento do Brasil para 2% em 2025 e também em 2026, de acordo com novas estimativas divulgadas no relatório Perspectiva Econômica Global na terça-feira (22). O corte foi de 0,2 ponto percentual para ambos os anos em comparação com estimativas divulgadas em janeiro. Os números são mais pessimistas do que os do governo: o Ministério da Fazenda projetou em março que o Brasil crescerá 2,3% neste ano e 2,5% em 2026. O Banco Central passou a ver que o PIB crescerá 1,9% este ano.

Investir em Whisky?

Você pode gostar dele com gelo ou puro, mas tem investidores por aí que têm preferido deixar o uísque na caixa para saborear… o lucro. Com valorização de até 280% nos últimos 10 anos, a exclusividade e a escassez de garrafas e barris raros transformaram a bebida em investimento - e não só para entusiastas. Rótulos single malt e edições limitadas lideram esse mercado. Em 2023, uma garrafa do The Macallan Fine and Rare 1926 Valerio Adami foi arrematada por US$ 2,7 milhões, evidenciando que quanto mais o tempo passa, mais valiosa ela fica.

Comparativo de retorno

O comércio de barris disparou 582% na última década. Para efeito de comparação, no mesmo período: uísques raros: +280%; obras de arte: +29%; carros de luxo: +25% e relógios: +18%. Além do potencial financeiro, cresce também o interesse por colecionismo - fenômeno semelhante ao de itens ligados a grandes atletas e celebridades.

Economize em refeições fora de casa

Economizar em refeições fora de casa pode ser um desafio, mas com algumas estratégias práticas, é possível reduzir significativamente os gastos. Aqui estão algumas dicas úteis: planejamento e pesquisa. Planeje suas refeições: antes de sair, pense no que você vai comer e onde. Isso ajuda a evitar escolhas impulsivas e caras. Pesquise restaurantes: procure por lugares que ofereçam boas refeições a preços acessíveis. Aplicativos como iFood, Rappi e Uber Eats frequentemente têm promoções.

Mais dicas

Escolhas Inteligentes: opte por restaurantes vegetarianos ou veganos: Muitas vezes, esses locais oferecem refeições saudáveis e com bom custo-benefício. Evite centros comerciais: restaurantes em áreas menos movimentadas tendem a ser mais baratos. Descontos e promoções. Use cupons de desconto. Programas de fidelidade: muitos restaurantes têm programas de fidelidade que oferecem descontos após um certo número de visitas.

Alternativas caseiras

Alternativas caseiras: leve marmitas: preparar refeições em casa e levar para o trabalho pode economizar bastante. Além disso, você tem controle sobre os ingredientes e pode fazer escolhas mais saudáveis. Considere marmitas fit: essas refeições são vendidas sob encomenda e focam em uma dieta balanceada. Montagem do prato: escolha alimentos mais saudáveis: evite pratos com molhos gordurosos, frituras e carnes recheadas. Prefira saladas, legumes e proteínas magras. Tecnologia a seu favor: aplicativos de entrega: utilize aplicativos que oferecem promoções diárias e descontos para refeições entregues. Essas dicas podem ajudar a manter um equilíbrio entre saúde e orçamento ao comer fora.

Mude já, mude para melhor!

A liturgia do cargo exige que o líder não apenas compreenda suas responsabilidades, mas também as execute com integridade e dedicação. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

Comentários

Comentários