
A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) promove nestas quarta (23), quinta (24) e sexta (25), a campanha "Quem se Ama Cuida da Pressão", no câmpus de Bauru da Unesp, em frente ao prédio da biblioteca. O evento contará com ações de orientação para alunos, professores, demais funcionários e o público em geral sobre os cuidados com a pressão arterial.
De acordo com Sandra Lia do Amaral Cardoso, professora associada do Departamento de Educação Física da Unesp Bauru e membro da diretoria executiva da SBH, o objetivo é destacar a importância do diagnóstico para evitar doenças cardiovasculares. As atividades ocorrerão das 9h às 16h.
Nos três dias, haverá medição da pressão arterial, glicemia, peso, altura e circunferência da cintura, além de aconselhamento psicológico para detectar possíveis quadros de ansiedade ou compulsão. Em seguida, a pessoa passará por aferição de força e cálculo do comportamento sedentário e do nível de atividade física.
Ela acrescenta que a hipertensão arterial, ou pressão alta, é definida por valores pressóricos superiores ou iguais a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda mais expressivos, podendo superar os 60%. As principais complicações da hipertensão são a doença renal crônica, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas complicações podem ser, em grande parte, prevenidas pelo controle da pressão, por meio de medidas não farmacológicas, como a redução do consumo de sal e do peso corporal, prática regular de exercícios e diversas atitudes que visam à modificação de um estilo de vida inadequado, associadas ou não ao tratamento medicamentoso.A campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão seguirá também em outras cidades, como Governador Valadares (MG), Ribeirão Preto, Promissão, Uberlândia (MG), SP, RJ, Ilhéus (BA), Botucatu e Franca. Mais informações podem ser obtidas pelo site: https://www.sbh.org.br/