CELEBRAÇÃO

‘Respeitem o papa’, diz arcebispo de Aparecida em missa de Páscoa

Por Da redação | Aparecida
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução / Luiz Oliveira / A12
Dom Orlando Brandes celebra no Santuário Nacional de Aparecida
Dom Orlando Brandes celebra no Santuário Nacional de Aparecida

Na principal celebração da Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã deste domingo (20), o arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, dom Orlando Brandes, pediu respeito ao papa Francisco, que enfrenta graves problemas de saúde.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Conhecido por sermões que causam polêmicas entre católicos mais conservadores, dom Orlando não deixou de escrever mais um capítulo desse embate nesta Páscoa, ao pedir respeito pelo papa, que sofre ataques de extremistas. Francisco já foi chamado de “comunista”, “herege” e de “destruir” a Igreja Católica.

“Vamos respeitar o papa Francisco, porque a Igreja, ela sim, é encarregada de continuar até o fim do mundo a grande alegria da ressurreição” disse o arcebispo em Aparecida.

Antes, dom Orlando citou uma passagem bíblica: “Pedro e João correram para ver o túmulo vazio. João chegou antes, porque ele é o discípulo amado, quem ama vai na frente. Pedro é a instituição, é a norma, é a organização da Igreja, ai vai mais devagar, mas João respeitou Pedro e esperou para que Pedro entrasse primeiro no túmulo e depois João entrou. Isso é amar a Igreja. João quer respeitar a igreja”, afirmou o arcebispo.

O pedido de respeito ao pontífice veio após a mensagem bíblica. Francisco passou mais de um mês internado e recebeu alta recentemente, mas ainda está com a saúde debilitada. Católicos extremistas chegaram a celebrar o estado de saúde do papa, “rezando pela morte” do líder da Igreja Católica.

Ainda no sermão, dom Orlando falou sobre o meio ambiente e disse que o cristão deve respeitar a vida presente na natureza.

“Páscoa tem tudo a ver com vida, nada com morte, pelo contrário, é a superação da morte. Vida no útero materno, vida humana, vida espiritual, e agora preste bem atenção: vida ecológica. Quem é testemunha da ressurreição respeita a criação do jardim do Senhor. É assim que a própria natureza, o próprio cosmos, é testemunha de Jesus ressuscitado. Quando o sol nasce, a gente se lembra da ressurreição do Senhor, porque ele é o sol da nossa vida”, afirmou.

Que completou: “O mais importante desse dia é a fé na ressurreição do Senhor, porque se a gente não tem fé na ressurreição, vamos ficar olhando para baixo, para o dinheiro, lucro, guerra, pessimismo e doença. Não, olhai para o alto. E quanto mais a gente olhar as coisas do alto, melhor nós olharemos para as coisas aqui de baixo”.

O Santuário Nacional de Aparecida espera receber cerca de 250 mil fiéis durante o feriado de Páscoa. Para tanto, foram programas sete missas, que seguem até o final da tarde deste domingo (20).

* Com informações do portal G1

Comentários

Comentários