MANTER EQUILÍBRIO

Chocolovers: veja como evitar exageros e aproveitar a Páscoa

da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Nutrólogo, Thiago Viana também é ortopedista e tem uma clínica em Bauru: 'todo mundo escapa um pouco nestas datas'
Nutrólogo, Thiago Viana também é ortopedista e tem uma clínica em Bauru: 'todo mundo escapa um pouco nestas datas'

Páscoa é uma época de encontros familiares, com amigos de longa data e de muita fartura à mesa para parte da população. Por isso, é importante manter um certo controle para não exagerar, principalmente, no consumo do chocolate. E a palavra chave para conseguir é: equilíbrio. Essa é a principal recomendação do médico Thiago Viana, que ainda explica algumas estratégias para conseguir passar o feriado de maneira mais saudável.

O médico destaca os problemas do exagero no consumo do doce. "O chocolate tem muito açúcar e gordura, e esse excesso afeta a glicose no sangue, o que pode gerar sensação de cansaço, dor de cabeça e até irritabilidade depois do pico de energia. Por isso, é bom controlar o consumo e diminuir as quantidades diárias", diz Viana, que ainda oferece algumas dicas como trocar o chocolate ao leite pelo meio amargo, consumir o doce depois das refeições e não deixar barras e ovos de Páscoa à vista para diminuir os riscos do alto consumo.

Calorias e Gordura

Uma das orientações do médico é consumir mais chocolate meio amargo, que entre os benefícios estão a menor adição de açúcar e maior de cacau, além de ser rico em antioxidantes, ajudar a proteger o coração, melhorar o humor e até a memória. "Ele também pode ajudar na circulação do sangue e na saúde do cérebro. Mas claro, mesmo o meio amargo deve ser consumido com moderação, porque ainda tem calorias e gordura", diz.

Ele ainda explica que a diferença na porcentagem do cacau também tem sua relevância. "A partir de 70%, o chocolate já começa a ter um efeito mais protetor para o organismo, pois possui menos açúcar. Porém, é sempre bom respeitar o paladar também. Se a pessoa não está acostumada com o sabor, pode começar com um de 50% e ir subindo aos poucos. O mais importante é escolher um produto de boa qualidade e comer com consciência", afirma o médico. Se exagerou, não se desespere. Dá para voltar a rotina. Se não conseguiu se controlar com as com os ovos de páscoa e com a fartura da mesa no feriado, dá para voltar ao ritmo normal. "Se exagerou, o primeiro passo é não se culpar. Todo mundo escapa um pouco da rotina nessas datas. O importante é, já no dia seguinte, apostar em comidas mais leves, beber bastante água, voltar à rotina de sono e, se possível, fazer alguma atividade física. Uma caminhada já ajuda muito", diz Viana.

Outra dica é evitar o 'efeito rebote', que é passar o dia todo sem comer tentando compensar. Isso só piora. "Melhor fazer refeições equilibradas, com frutas, legumes, proteínas leves e muita hidratação", finaliza o médico.

Trajetória

Thiago Viana, médico do esporte, nutrólogo e ortopedista. Formado pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (Unfesp-EPM), em 2010. Atualmente, ele atende em sua clínica na cidade de Bauru e com trabalho especializado na medicina esportiva, qualidade de vida, com foco em emagrecimento e melhora de performance. Thiago é pós-graduado em medicina esportiva pela faculdade BWS, nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Ele ainda é membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e de Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC), membro da Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade (SBEMO), membro da European Board of Obesity Medicine e membro associado da Sociedade Brasileira de Andropausa e Menopausa (SBAM).

Comentários

Comentários